Não existe sociedade sem governo, assim como governo sem sociedade.
Passagens de Auguste Comte
32 resultadosTeoria e Prática
Se, por um lado, qualquer teoria positiva deve ser necessariamente fundamentada em observações, é igualmente sensível, por outro, que, para se entregar à observação, o nosso espírito necessita de uma teoria qualquer. Se, ao contemplar os fenómenos, não os ligarmos imediatamente a alguns princípios, não apenas nos será impossível combinar essas observações isoladas e, consequentemente, delas tirar algum fruto, mas seríamos inteiramente incapazes de retê-las; e, na maioria das vezes, os factos permaneceriam despercebidos aos nossos olhos.
Mesmo que a terra fosse dentro de pouco tempo abalada por um choque celeste, viver para o outro, subordinar a personalidade à sociabilidade, não cessariam de constituir até ao fim o bem e o dever supremos.
A família humana não passa no fundo da nossa menor sociedade; e o conjunto normal da nossa espécie forma apenas, em sentido inverso, a família mais vasta.
A liberdade é o direito de fazer o próprio dever.
O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.
Se o amor estimula a acreditar superando o orgulho, a fé dispõe a amar prescrevendo a submissão.
O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.
Viver para outrem.
O tempo corresponde a regular o presente a partir do futuro deduzido do passado.
A Ideia da Natureza
A ideia da Natureza é a ideia de um poder e de uma arte divinos inexprimíveis, sem comparação ou medida com o poder e a indústria do homem, que imprime nas suas obras um carácter próprio de majestade e graça, que opera todavia sob o domínio de condições necessárias, que tende fatal e inexoravelmente a um fim que nos ultrapassa, de maneira contudo que essa cadeia de finalidade misteriosa, da qual não podemos demonstrar cientificamente nem a origem, nem o termo, aparece a nós como um fio condutor com a ajuda do qual a ordem é introduzida nos factos observados e que nos coloca no rastro dos factos a pesquisar. A ideia da natureza, esclarecida assim tanto quanto pode ser, não passa da concentração de todos os clarões que a observação e a razão nos fornecem sobre o conjunto dos fenómenos da vida, sobre o sistema dos seres vivos.
Seria tão irracional supor muitas religiões quanto muitas saúdes.