Agravo vulgar à política é confundi-la com a astúcia.
Passagens de Baltasar Gracián
166 resultadosA lição mais importante que a experiência ensina é conservar a dependência, e alimentá-la sem satisfazê-la, mesmo diante de um rei. Mas não se chegue a extremos, calando-se para que os outros errem ou tornando o mal irreversível em proveito próprio.
De que vale o saber, se não é prático? Saber viver hoje é o verdadeiro saber.
O Caminho para se Tornar um Homem de Valor
O caminho para se tornar um homem de valor passa por saber rodear-se. É muito eficaz o trato humano; comunicam-se os costumes e os gostos, nele se transmite o génio e também o engenho, sem sentir. Por isso, procure o ágil juntar-se ao comedido, e assim os demais génios; com isso conseguirá a temperança sem constrangimento. É de grande destreza saber temperar-se. A alternância de contrários aformoseia o universo e o sustenta, e, se causa harmonia no que é natural, maior ainda no que é moral. Valha-se dessa sagaz advertência na escolha de amigos e de fâmulos, pois com a comunicação dos extremos se há-de ajustar um meio razoável.
O peso material valoriza o ouro e o peso moral, a pessoa.
Remar contra a corrente não desfaz enganos e é extremamente perigoso. Só um Sócrates poderia fazê-lo. Discordar é considerado um insulto, pois significa condenar a opinião alheia.
O homem sagaz prefere quem precisa dele aos que lhe são gratos.
Não se deve negar tudo, pois os outros deixariam de ser dependentes. Deixar sempre um resto de esperança para amenizar o gosto amargo da recusa.
Sábio é aquele que fica descontente quando suas coisas agradam a muitos!
O ‘não’ e o ‘sim’ são palavras curtas, mas pedem longa reflexão antes de serem ditas.
A arte é inútil quando é suficiente a natureza.
A confiança é a mãe do descuido.
Saber Sair na Hora Certa
Não esperar até ser sol poente. É máxima do cordo deixar as coisas antes que elas o deixem. Que se saiba converter em triunfo o próprio fenecer, pois às vezes mesmo o sol, ainda brilhante, costuma retirar-se numa nuvem para que não o vejamos cair, e nos deixa suspensos, não sabendo se ele se pôs ou não. Furte-se aos ocasos para não rebentar de desdouros; não espere que lhe voltem as costas, porque o sepultarão vivo para o sentimento e morto para a estima. O atilado dispensa a tempo o cavalo em que corre, e não espera que, caindo, faça erguer-se o riso no meio da corrida; que a beleza quebre o espelho com tempo e com astúcia, e não com impaciência depois, ao ver o seu desengano.
O sagaz prefere os que necessitem dele aos agradecidos.
Toda vitória desnecessária é crime.
Jamais lutes com quem nada tem para perder. O conflito seria desigual.
Não basta não se intrometer nos assuntos dos outros: é preciso também evitar que se intrometam nos seus.
A incredulidade é um vomitório para os segredos.
Quem quiser atenção e desvelo, imite a divindade.
O peso material torna precioso o ouro, e o peso moral valoriza uma pessoa.