Passagens de Dona Maria II

7 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Dona Maria II para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Creio que agora se fará qualquer coisa a favor das estradas; se há uma verdadeira opinião popular neste país, e mesmo uma vontade, é pelas estradas.

Acho que quando nos casamos é para ter filhos. (…) Verá como é doce ocuparmo-nos das nossas crianças, e espero de todo o meu coração que esta ocupação lhe chegará brevemente. (…) Ter filhos é na verdade a maior felicidade que possa acontecer a uma jovem mulher. (…) Acho que quando se ama o nosso marido, deseja-se e gosta-se de os ter.

Quando se é perfeitamente feliz no nosso interior, suporta-se os aborrecimentos deste mundo com muito mais resignação.

(Tentam) desmoralizar inteiramente a classe baixa, mas não se consegue. (…) Ao menos aqui o povo é mais doce do que cruel e é bem preciso espicaçá-lo para que ele se altere (…) É absolutamente preciso que as monarquias sejam sempre triunfantes, sem o que o equilíbrio social se encontraria no seu contrário.

(No Alentejo) anda-se quatro ou cinco léguas sem ver uma só alma e há uma enorme quantidade de terra sem cultura. (…) É preciso um dia pensar seriamente nisto.

Daqui, minha querida Vitória, nada tenho a dizer a respeito de política. Continuamos a não fazer muito, mas é preciso esperar que possamos arranjar uma câmara passável que possa fazer qualquer coisa de útil para o pobre país que tanto necessita.

Espero que este ano a maldita política nos permita gozar o belo campo em Sintra, coisa de que grandes e pequenos temos muita necessidade.