Louvam-se ou criticam-se muitas coisas porque está na moda louvá-las ou criticá-las.
Passagens de François de La Rochefoucauld
553 resultadosA civilidade é um desejo de reciprocidade e de ser considerado bem educado.
A maior das ambições não parece sê-lo quando encontra uma barreira intransponível.
Nem o sol nem a morte se podem olhar fixamente.
Não há menos eloquência no tom da voz, nos olhos e no ar da pessoa, que na escolha das palavras.
Nunca somos tão ridículos pelas qualidades que temos, corno por aquelas que afectamos.
Estamos tão acostumados a usar uma máscara diante das outras pessoas que acabamos incapazes de reconhecer a nós mesmos.
As paixões têm a sua lógica própria e fabricam injustiças, o que faz com que seja perigoso segui-las. Logo, devemos ser cautelosos mesmo quando aos nossos olhos parecem justificáveis.
O indício mais seguro de se ter nascido com grandes qualidades é ter nascido sem inveja.
O verdadeiro amor é como a aparição dos espíritos: toda a gente fala dele, mas poucos o viram.
Quando a fortuna nos surpreende elevando-nos a um cargo ao qual não nos conduziu de degrau em degrau, ou que alcançamos sem esperar, é quase impossível desempenhá-lo adequadamente e parecer digno de o ocupar.
Geralmente, o que nos impede de mostrar o fundo da nossa alma aos nossos amigos não é tanto a desconfiança que temos deles, como a que temos de nós.
As paixões são os únicos oradores que sempre convencem.
Nada é mais raro que a verdadeira bondade; até os que julgam tê-la apenas têm normalmente condescendência ou fraqueza.
O desejo de merecer os louvores que nos fazem, fortifica a nossa virtude; e aqueles que fazemos, ao espírito, à coragem e à beleza, contribuem para os aumentar.
A maior parte dos homens expõe-se o bastante na guerra para salvar a sua honra. Mas poucos se expõem tanto quanto o necessário para atingir o propósito que os levou a expor-se.
O homem verdadeiramente honesto é aquele que não se ofende com nada.
Nada impede tanto ser natural como o desejo de parecer.
Os Gostos
A palavra «gosto» tem vários significados e é fácil o engano. Há uma diferença entre aquele gosto que nos leva a escolher coisas e aquele que nos leva a conhecer e discernir as qualidades quando se segue as regras. Podemos gostar de comédias sem ter um gosto tão apurado e delicado que nos permita ajuizar do seu valor, como podemos ter o bom gosto para emitir juízos sobre as comédias, sem gostar desse género dramático. Existe um tipo de gosto que nos aproxima imperceptivelmente do que temos à nossa frente, há outros que nos prendem pela sua força e duração.
Também há pessoas que têm mau gosto em tudo, outras só nalgumas coisas, mas ambos os casos têm esse direito, no que toca ao alcance que cada um tem. Outros ainda têm gostos particulares, que sabem que são maus, sem deixarem de segui-los. Há aqueles que têm gostos imprecisos e estes deixam que o acaso decida por eles. Mudam com ligeireza e ficam contentes ou maçam-se com o que os seus amigos dizem. Outros são sempre previstos, sendo escravos de todos os seus gostos, respeitando-os em todas as matérias. Há quem seja sensível ao bem e que se choque com o que é mau.
Nada é tão contagioso como o exemplo.