A Culpa é uma Doença
A culpa é uma doença que te arrasta e se alastra aos outros. De um momento para o outro, tu próprio, por habituação, culpasse por tudo e por nada, por situações em que podias ter feito melhor e por outras em que nada havia a fazer. Muitos de nós residem no condomínio da culpa. É essa a sua zona de conforto, pois foi a ela que se acostumaram e não conhecem nada para lá dos limites dessa emoção. Depois é a altura de eles ensinarem aos outros que somos todos culpados à vez, passam o testemunho do pecado aos conhecidos, familiares, amigos e filhos e, pronto, cá andamos todos num ciclo penoso de geração em geração.
Há solução? Claro! Há sempre solução para tudo.
É preponderante viver com a convicção de que apenas somos culpados de alguma coisa se agirmos com intenção de magoar, caso contrário somos apenas responsáveis. Não, não é a mesma coisa. A culpa sufoca-nos, a responsabilidade empurra-nos para a ação e promove a mudança.
De que forma, então, posso eu parar este ciclo vicioso?
– Não permitindo que te considerem culpado seja do que for e se insistirem em fazê-lo expulsa essas pessoas da tua vida. Não te sintas culpado se o fizeres.
– Não te culpes por nada. Responsabiliza-te.
– Nunca te esqueças que não conheces a verdadeira história que está por detrás de quem acusas.
– Não culpes os outros. Responsabiliza-os.
– Dá sempre o teu melhor e aceita o resultado que obténs. Faz de novo até atingires o que pretendes.
– Não vejas o passado com os olhos com que vês o presente. Na altura não eras a pessoa que és hoje.
– Lembra-te que não és ninguém para culpar seja quem for. Apenas representas a tua verdade.
– Perdoa.