Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas.
Frases de Alexandre Herculano
36 resultadosO homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar.
A tauromaquia e a lavoura com gado bravo são duas barbaridades que mutuamente se auxiliam e que roubam anualmente a uma agricultura sensata grande porção dos nossos terrenos de aluvião, isto é, dos nossos terrenos mais produtivos.
É o progresso das ideias que traz as reformas, e não o progresso dos males públicos quem as torna inevitáveis.
O gozo é sempre o desengano das fascinações do desejo.
O medo é o pior dos conselheiros.
Que fora a vida, se nela não houvesse lágrimas? Os desgraçados na sua miséria conservam sempre olhos que saibam chorar. A dor mais tremenda do espírito quebrantam-na as lágrimas.
Haverá paz no túmulo? Deus sabe o destino de cada homem. Para o que aí repousa sei eu que há na terra o esquecimento.
Realidade ou desejo incerto, o amor é o elemento primitivo da actividade interior; é a causa, o fim e o resumo de todos os defeitos humanos.
Querer é quase sempre poder; o que é excessivamente raro é o querer.
O amor do poeta é maior que o de nenhum homem; porque é imenso, como o ideal, que ele compreende, eterno, como o seu nome, que nunca perece.
Examina bem a consciência e diz-me qual é para os corações puros e nobres o motivo imenso, irresistível das ambições de poder, de opulência, de renome? É um só – a mulher.
Feliz a alma vulgar e rude que crê, e nem sempre sabe que a dúvida existe no mundo!
O erro vulgar consiste em confundir o desejar com o querer. O desejo mede obstáculos; a vontade vence-os.
Dai às paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio.
Para secar as lágrimas de uma viúva jovem não há como as mãos do amor.
Nunca vereis viúva que muito chore a falta do marido, que não case cedo.
O que seria do mundo sem a mulher. Dai às paixões todo o ardor que puderes, aos prazeres mil vezes intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertereis o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas prelúdio do tédio.
O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.
Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.