No verdadeiro amor, é a alma que envolve o corpo.
Frases sobre Alma de Friedrich Nietzsche
16 resultadosRepara que o outono é mais estação da alma do que da natureza.
A virtude só dá felicidade e uma espécie de beatitude àqueles que têm fé na sua virtude… e não às almas mais subtis, cuja virtude consiste numa profunda desconfiança diante de si próprias e de qualquer virtude. No fim de contas, ainda neste caso, é «a fé que salva!» e não, note-se bem, a virtude.
Não suporto almas estreitas: não têm nada de bom, tampouco nada de mau.
Aquilo que vivemos no sonho, e que nele vivemos repetidas vezes, termina por pertencer à economia global de nossa alma, tanto quanto algo realmente vivido
…Algo que não se pode buscar, nem achar, e talvez tampouco perder. A alma nobre tem reverência por si mesma…
Uma alma que se sabe amada, mas que por sua vez não ama, denuncia o seu fundo: – vem á superfície o que nela há de mais baixo.
A grandeza de alma é inseparável da grandeza intelectual, porque implica independência. Mas, sem grandeza intelectual, a grandeza de alma deveria ser contida, pois que cria a desordem, mesmo que tenha a intenção de proceder bem e de obrar com justiça.
Não desfaças o herói que está na tua alma!
Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade.
Entretanto, a desproporção entre a grandeza da minha alma e a PEQUENEZ dos meus contemporâneos se evidenciou no fato de que não fui ouvido, nem sequer compreendido.
A nobreza de alma reconhece-se, em parte, pelo modo orgulhoso e magnífico como ela ataca: sempre a direito.
Há obras de arte que são como o vinho. O mais seguro é abster-se delas e ficar com a água clara. E depois, a essa água clara, pela chama e doçura interior da alma, transformá-la nós mesmos, incansavelmente, em vinho.
Ai de mim, é este o meu desgosto: introduziram, mentindo, prêmio e castigo no fundo das coisas – e, agora, também no fundo de vossas almas, ó virtuosos.
Duas almas com um mesmo pensamento. Dois corações que batem como um só.
Há almas que nunca se descobrirão, a não ser que se principie por inventá-las.