O amor envolve alegrias puras e tristezas fundas, sorrisos sinceros e dores profundas. Amar não é ser feliz. Mas será muito mais importante amar do que ser feliz, porque só é feliz quem ama, seja neste momento ou na eternidade.
Frases sobre Amar de JosĂ© LuĂs Nunes Martins
20 resultadosValerá a pena pensar, e amar, com o cuidado absoluto de deixar de lado tudo quanto não é senão mera superficialidade. O que sobra, muito pouco, abrace-se.
Os amigos nĂŁo sĂŁo para matar o tempo. Servem para preencher as necessidades do outro, nĂŁo o nosso vazio. Amar Ă© dar-se, nĂŁo Ă© um negĂłcio de troca de benefĂcios e prejuĂzos.
O amor nĂŁo supõe reciprocidade. Amar Ă© dar-se por completo e aceitar tudo… nĂŁo se contabilizam ganhos e perdas, porque o seu maior ganho Ă© esse mesmo: perder-se. Entregar o corpo e o espĂrito, o passado e o futuro, a razĂŁo e o coração… nĂŁo Ă© ser metade de qualquer coisa, Ă© dar-se inteiro em troca de nada.
Ninguém pode viver a minha vida – nem morrer a minha morte. Somos sós, mas podemos deixar de o ser, se nos entregarmos. Se decidirmos amar.
Amar é escutar. É estar atento ao outro, ser honesto e paciente, permitir-lhe que seja quem quer ser, e que cresça, que cresça sempre, todos os dias… pois que ninguém deve ser hoje o que foi ontem.
A verdadeira alegria é um pedaço de vida pura, uma migalha de felicidade que subjaz a este mundo, uma forma simples de amar a vida.
Amar Ă© arriscar tudo, sem garantia alguma. Apenas com a fĂ© de que, no amor, nos cumprimos… Amar Ă© desprender-se e perder-se… abrir-se e abandonar-se Ă vontade de ser feliz.
Aquele que quer ser feliz deve dar-se. Ser é amar e amar é dar-se. Ninguém pode ser nada senão na sua relação com os outros e com o mundo.
Ninguém tem direito à felicidade, apenas o dever de ser digno dela através do amor. Por entre mil sofrimentos, amar é sentir o céu no coração. Sempre que alguém leva aos outros motivo de alegria verdadeira a sua ação é virtuosa e, portanto, feliz.
Amar Ă© respeitar o outro e compreender as suas decisões. Perdoá-lo. É ficar de braços abertos, de coração bem a descoberto… Ă sua espera. É ir ao seu encontro, assim que der um passo na nossa direção.
Amar, por vezes, exige que o amor supere a nossa razão. Amar é esquecermo-nos das faltas do outro. É ajudá-lo, esquecendo-nos de nós. É perdoá-lo, perdoando-nos a nós mesmos pela má vontade de não querer esquecer.
NĂŁo Ă© por respirar que estamos vivos, mas Ă© por nĂŁo amar que estamos mortos.
Amar é um apego natural mas também obriga a que deixemos o outro ser quem é, abrindo mão e permitindo-lhe que parta, ou que fique, sem desejar outra coisa senão que seja radicalmente livre. Aprendendo que há muito mais valor no ato de quem decide ficar do que naquele de quem só está por não poder partir.
O amor decorre de uma decisĂŁo. De um compromisso. ConstrĂłi-se de forma consciente. AtravĂ©s do heroĂsmo de alguĂ©m livre que decide ser o que poucos ousam. Escolhe para fim de si mesmo ser o meio para a felicidade daquele a quem ama. Sim, decide-se amar e, sim, decide-se a quem amar.
Talvez o sentido da vida nĂŁo seja assim tĂŁo complicado: Amar para ser feliz, realizando sonhos.
Amar significa que a cada novo dia renovemos de forma consciente, o nosso caminho, o nosso ser. A beleza maior de um casamento Ă© que ele se faz de dias e noites em que sucessivamente se elege a mesma pessoa.
Amar é aproximar. Fazer próximo quem está mais longe. Dar mais espaço a quem esteja demasiado perto.
Quem ama tem sempre uma razão e uma força para lutar contra todo o mal, por maior que seja. Mais vale morrer derrotado do que carregar a vergonha da cobardia de quem não quer amar.
Amar é cumprir uma vida com força, sentido e valor.