É mais vergonhoso desconfiar-se dos amigos do que ser por eles enganado.
Frases sobre Amigos de François de La Rochefoucauld
19 resultadosHá um certo reconhecimento profundo que não nos desobriga de favores recebidos, mas que faz até que os nossos amigos nos devam quando lhes pagamos o que lhes devemos.
O amor-próprio aumenta ou diminui as qualidades dos nossos amigos na exacta proporção da satisfação que eles nos dão e nós julgamos o seu mérito pelo modo como eles se dão connosco.
Na adversidade dos nossos melhores amigos, há algo que não nos desagrada.
Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e aquele que menos sonhamos adquirir.
A maior parte dos amigos fazem descrer da amizade e a maior parte dos devotos fazem descrer da devoção.
Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e entretanto, é aquele com que menos nos preocupamos em adquirir.
Se quiser ter inimigos, sobreponha-se aos seus amigos; se quiser ter amigos, deixe que seus amigos se sobreponham a você.
O encanto da novidade e os velhos hábitos, por mais que uma coisa se oponha à outra, impede-nos igualmente de ver os defeitos dos nossos amigos.
O maior esforço da amizade não consiste em confessarmos os nossos defeitos a um amigo, mas em fazê-lo ver os seus.
Perdoamos facilmente aos nossos amigos os defeitos que não nos dizem respeito.
Quando os amigos nos enganaram, não devemos senão indiferença às suas manifestações de amizade, mas devemos sempre sensibilidade às suas desgraças.
Consolamo-nos facilmente das desgraças dos nossos amigos quando estas servem para manifestarmos a nossa ternura por eles.
Por vezes queixamo-nos com leviandade dos nossos amigos, para justificar antecipadamente a nossa ligeireza.
Não poderemos conservar por muito tempo os sentimentos que devemos a amigos e benfeitores, se nos permitirmos falar dos seus defeitos demasiadas vezes.
Só se pode gostar de algo tendo a nossa pessoa como referência e, por isso, seguimos os nossos gostos e o nosso prazer quando preferimos os nossos amigos a nós mesmos. Mas é só através desta preferência que a amizade pode ser verdadeira e perfeita.
Perdoamos facilmente em nossos amigos os defeitos em que nada nos afetam.
Quando exageramos a ternura que os nossos amigos sentem por nós, é quase sempre menos por reconhecimento, que pelo desejo de valorizar o nosso mérito.
Geralmente, o que nos impede de mostrar o fundo da nossa alma aos nossos amigos não é tanto a desconfiança que temos deles, como a que temos de nós.