Ver morrer um boi Ă© para uma consciĂŞncia lĂmpida e para um espĂrito moral um espectáculo canibalesco, incompatĂvel com a humanidade. […] Assistir ao assassinato dum cordeiro Ă©, sem dĂşvida, barbaridade infame. Queremos acreditar que a maior parte da gente que bebe Ă s colheres a sopa, ou corta com a faca um pedaço de vaca, se visse morrer os animais nĂŁo se banquetearia com tĂŁo grande gáudio…
Frases sobre Animais de AmĂlcar de Sousa
4 resultadosA carne nĂŁo Ă© o alimento do homem. Para o ser, devĂamos poder matar os animais com as mĂŁos e garras, e triturarmos os ossos ou lacerar os mĂşsculos ainda quentes com os dentes, como faz a hiena. Desprovidos de armas cortantes e do artifĂcio da culinária, o homem nĂŁo pode utilizar-se da carne nem do peixe.
A velha fábula de Prometeu que roubou o fogo do céu para comer os cadáveres dos animais cozinhados, eis a base em que assenta toda a errónea conduta da humanidade.
Desde a forma dos dentes Ă capacidade do estĂ´mago e Ă s dimensões do intestino, como dados anatĂłmicos em referĂŞncia Ă comparação da sĂ©rie animal de que o homem Ă© primaz – tudo demonstra que o gĂ©nero humano nĂŁo Ă© omnĂvoro. A dentadura Ă© semelhante Ă dos sĂmios antropĂłides que se alimentam de frutos; e se os obrigarmos a serem carnĂvoros, imediatamente estigmas de degenerescĂŞncia se notam, doenças de pele, a queda dos pelos, o reumático e outras manifestações de artritismo.