Vivo muito bem, concerteza. Se eu não tivesse atingido esta idade não apanhava esta quantidade de prémios que me começaram a dar agora, no final da vida.
Frases sobre Bem de Manoel de Oliveira
5 resultadosNunca trabalhei tanto na minha vida. Mas também durmo. Durmo bem, embora me deite sempre tarde.
Eu era muito tĂmido, reservado, tinha medo daquilo que dizia, medo que aquilo nĂŁo fosse certo. Mas sobre o que era cinema, sabia muito bem o que queria e o que nĂŁo queria, muito mais do que agora! Agora tenho mais dĂşvidas. O mundo mudou, as coisas mudaram e eu tambĂ©m mudei.
Nos filmes, como em qualquer obra de arte, há sempre uma grande parte do subconsciente do artista do qual ele nĂŁo se dá conta. Por isso, as obras enriquecem com o tempo, a crĂtica vai descobrindo partes mais ignoradas e as obras ficam mais ricas do que quando saem. Na verdade, o homem nĂŁo mudou, apenas aquilo que fez: o progresso. A natureza do homem Ă© a mesma: a inveja, a vingança, as paixões ou o amor sĂŁo manifestações da natureza do homem que nĂŁo mudaram nada. Há pessoas que, Ă s vezes, mudam de partido. Eu pergunto: tambĂ©m mudam de natureza? Ela Ă© a mesma, e Ă© nela que está todo o bem e o mal do homem.
Há um poeta portuguĂŞs que disse que o espĂrito Ă© como o ar que se respira. Eu fiquei com essa ideia. E, ultimamente, há um outro escritor que diz que o espĂrito Ă© como o ar que se respira. Fiquei muito emocionado nesse livro, que eu li era muito novo. Fiquei sempre a pensar… E agora, pensando melhor, realmente, quando se morre, solta-se o espĂrito. O espĂrito Ă© como o ar que sai. E o espĂrito sai e junta-se. Ao sair, perde a personalidade, onde está todo o bem e todo o mal, liberta-se desse bem e mal e junta-se ao absoluto, que Ă© a configuração do espĂrito, o absoluto. É Deus.