Aquilo que vivi é um presente embrulhado em palavras, nitidez de um lado e de outro, caminho até ao centro de alguma coisa ou de alguém, eu. Aquilo que vivi é a oferta única de um sorriso que não precisa de explicação.
Frases sobre Caminhos de JosĂ© LuĂs Peixoto
7 resultadosOs segredos passam por qualquer fresta, sĂŁo mais fluĂdos do que a água, mais informes do que o ar. Podemos fazer tudo para guardar um segredo, mas ele acaba por encontrar caminho para se esvair.
O caminho da justiça Ă© uma linha fina, desacerta-se ao milĂmetro. Já o caminho da infâmia Ă© tudo o resto, pode avançar-se durante anos nesse terreno sem lhe achar o fim.
Se a lógica explicasse tudo, a felicidade poderia ser calculada. A lógica é sempre o mais fácil, é sempre o caminho mais simples. Infelizmente, o mundo não se compadece com essas invenções.
Havemos sempre de lamentar o tanto que esquecemos, o tanto que perdemos quando aquilo que procurávamos era o caminho em frente, era seguir, crescer, construir.
Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raĂzes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atravĂ©s desse grito, Ă sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim prĂłprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencĂŞ-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força Ă© imortal.
Dar um passo pode ser fruto de uma decisĂŁo complexa. Há a possibilidade de seguir para a direita ou para a esquerda, posso continuar em frente ou voltar para trás, desfazer. Cada escolha lançará uma cadeia de resultados. Mal comparado, Ă© como acordar na estação Sèvres-Lecourbe e nĂŁo ter mapa do metro, nunca ter estado ali, nĂŁo saber sequer onde se está, nĂŁo saber sequer o que Ă© o metro. Ter de aprender tudo. Ao fim de um tempo, com sorte, conversando com pedintes cegos, tocadores de concertina, talvez se consiga chegar Ă conclusĂŁo que se quer ir para a estação Ourcq, esse Ă© o lugar onde se poderá ser feliz, mas como encontrar o caminho sem mapa, sem conhecer linhas e ligações? É possĂvel arrastar a vida inteira no metro de Paris e nunca passar por Ourcq. É tambĂ©m possĂvel passar por lá e nĂŁo reconhecer que Ă© ali que se quer sair.