Que a cidade seja naturalmente anterior ao indivíduo é evidente.
Frases sobre Cidade
85 resultados– Olhe ao seu redor – disse ele. – Uma cidade é a forma concretizada da coragem humana – a coragem dos homens que pensaram pela primeira vez em cada parafuso, cada rebite, cada gerador necessário para construí-la. A coragem de dizer não ‘a meu ver’, mas ‘o fato é o seguinte’, e apostar sua própria vida no seu julgamento. Você não está sozinha. Esses homens existem.
É uma cidade suja [Paris]. Há pombos e pátios escuros. As pessoas têm a pele branca.
(…) e chega talvez o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acorda os ratos e os manda morrer numa cidade feliz.
A cidade pode crescer até o ponto em que conserva sua unidade, mas nunca além disso.
O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.
A vida na cidade é anônima e, por isso mesmo, abstrata. As pessoas se relacionam umas com as outras, não como personalidades integrais, mas como personificações de funções econômicas ou, quando não estão no emprego, como pessoas que procuram irrefletidamente o entretenimento. Sujeitos a uma vida desta espécie, os indivíduos tendem a sentir-se solitários e sem importância. A sua existência deixa de ter qualquer importância ou qualquer sentido.
O sol de inverno era apenas um pobre brilho leitoso e débil atrás das camadas de nuvens sobre a cidade acanhada.
Ditosa a cidade em que se admira menos a beleza dos edifícios do que a virtude de seus habitantes.
As cidades com ferro se defendem e não com ouro.
Nunca casaria com uma rapariga com quem tivesse vivido na mesma cidade durante um ano.
Seja em lugares remotos ou em cidades populosas, todos trabalhamos e lutamos pelo mesmo objectivo fundamental. Enquanto o fazemos, não podemos esquecer que é importante seguir um método correto para atingir nosso objectivo – pois o método é que é importante.
Boas estradas, canais e rios navegáveis, diminuindo a despesa de transporte, colocam as regiões remotas de um país em um nível mais próximo do daquelas nas vizinhanças das cidades. Por causa disso, representam as maiores de todas as melhorias.
Como errado é citar os romanos em cada turno. Para qualquer comparação ser válida, seria necessário ter uma cidade com condições como a deles, e depois para governá-la de acordo com o seu exemplo.
Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charnecas mais desoladas ou as ruínas mais tristes.
A lua batia nas árvores, algumas nuvens erravam por entre as estrelas pálidas, o mar falava às coisas da sombra, a meia voz, a cidade dormia, do horizonte subia uma neblina, a melancolia era profunda.
Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro.
Todos os amores começam assim. No silêncio de um olhar, no silêncio de uma mão dependente da outra, de outra mão vadia a vaguear pela cidade nocturna do teu corpo, no silêncio dos lábios trincados, trocados, massajados, abraçados e voltados a abraçar. Todos os amores são silêncio estendido.
Nas grandes cidades, a inocência é o último banquete do vício.
Na cidade de cabeça pra baixo, a gente usa o teto como capacho.