Acredito ter achado o elo perdido entre o animal e o homem civilizado: somos nós.
Frases sobre Civilização
130 resultadosO selvagem curva-se ante os ídolos de madeira e pedra; o homem civilizado ante os de carne e osso.
A complicada abundância da nossa civilização material, as nossas máquinas, os nossos telefones, a nossa luz eléctrica, tem-nos tornado intoleravelmente pedantes: estamos prontos a declarar desprezível uma raça, desde que ela não sabe fabricar pianos de Erard; e se há algures um povo que não possua como nós o talento de compor óperas cómicas consideramo-lo ipso facto votado para sempre à escravidão…
A civilização degrada muitos para elevar apenas alguns.
Civilização é a sequência de séculos de disciplina.
Em qualquer nação que atingiu um alto grau de civilização, ou de bondade moral, a guerra, para ser honrosa, deve ser defensiva.
A melhor prosa, a mais perfeita, a mais lúcida, a mais lógica, a que tem sido a grande educadora literária e tem civilizado o mundo, é feita com meia dúzia de vocábulos que se podem contar pelos dedos.
O amor é o milagre da civilização.
Coragem… pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana.
À medida que a civilização avança, a poesia declina quase necessariamente.
A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído.
O amor pela pátria é a primeira virtude do homem civilizado
Pode-se graduar a civilização de um povo pela atenção, decência e consideração com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas.
A civilização moderna é devida mais à derrubada de erros antigos acumulados, que à descoberta de verdades novas.
O livro de bolso é o poderoso instrumento de cultura da civilização moderna.
Cada civilização é obcecada, visível ou invisivelmente, pelo que pensa sobre a morte.
Deem-me uma selvajaria cujo o vislumbre nenhuma civilização consegue suportar.
A decantada civilização tem multiplicado de tal modo as nossas necessidades e desejos, que para os contentar e satisfazer somos forçados, piorando de costumes, a sujeitar-nos a maiores trabalhos e cuidados.
Os cumes da civilização e do progresso estão distantes um do outro. Não devemos deixar-nos enganar sobre o antagonismo profundo que separa civilização de progresso.
Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a ideia do assassínio ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.