Os livros escolares, cujo objetivo é ensinar-nos a história da nossa terra e do nosso povo, são em geral escritos num espírito maniqueísta, seguindo as clássicas antíteses – os bons e os maus, os heróis e os covardes, os santos e os bandidos.
Frases sobre Clássicos
19 resultadosO criador da nova composição nas artes é um fora-da-lei até que ele seja um clássico.
Quando um escritor se transforma num clássico, já não há necessidade de lê-lo: basta citá-lo.
Um clássico é algo que toda a gente queria ter lido mas que ninguém quer ler.
Pois o que são os clássicos senão o registro dos mais nobres pensamentos do homem?
O socialismo democrático, na Europa, enraíza na ética cristã, no humanismo e na filosofia clássica.
A arte japonesa caracteriza-se pela fusão do indivíduo com a Natureza. Mostra-a bem a arquitetura clássica japonesa. Fusão do indivíduo com a Natureza – eis o ‘caminho segundo a vontade de Deus’. O modo de viver com arte consiste em vivificar a Vida, anulando o ego, o pequeno eu.
Um clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem para dizer.
Os clássicos podem consolar. Mas não o suficiente.
No jogo do casamento jogam-se coisas valiosas, como liberdade, propriedades e outras vidas. Na versão clássica do jogo, que é a melhor, os homens não querem casar. Só que são apanhados. A semelhança entre o verbo «casar» e «caçar» não pode ser por acaso. Num bom jogo do casamento, os homens não casam – «são casados». São as mulheres que os casam, que nem coelhos, cosendo-os depois com mimos e temperos, à casadoura. E eles adoram.
Clássicos são escritores que podemos elogiar sem nunca tê-los lido.
Naturalmente era gosto do tempo meter sabor clássico a figuras antigas…
A educação clássica muito raramente ensina aos alunos as ferramentas básicas para que aprendam, desde a mais tenra infância, a capacidade de filtrai- estímulos stressantes, proteger a emoção, gerir os seus pensamentos, pensar antes de reagir, ser resiliente.
Li e estudei sozinho a vida inteira. Estabeleci o recorde de falta às aulas da faculdade de Columbia para ficar no meu quarto escrevendo uma peça diária e lendo, digamos, Louis Ferdinand Céline, em vez dos ‘clássicos’ do curso.
Os clássicos mudam muito de opinião para agradar os que os interpretam.
Um clássico é um livro que as pessoas admiram e não lêem.
A obra clássica é um livro que todo mundo admira, mas que ninguém lê.
A música clássica do amor é em tom maior, a romântica em tom menor. O amor moderno é uma fraca melodia, sobreinstrumentada.
Inovação! Não se pode ser inovador para sempre. Eu quero criar clássicos.