É em família, entre irmãos, que se aprende a convivência humana, como se deve conviver em sociedade. Talvez nem sempre tenhamos consciência disso, mas é justamente a família que introduz a fraternidade no mundo!
Frases sobre Consciência de Papa Francisco
10 resultadosPedimos ao Senhor vida, saúde, afetos, felicidade; e está certo fazê-lo, mas com a consciência de que até da morte Deus sabe extrair vida, que é possível experimentar a paz mesmo na doença e que até na solidão pode haver serenidade, e bem-aventurança no pranto. Não somos nós que podemos ensinar a Deus o que Ele deve fazer, aquilo de que temos necessidade. Ele sabe-o melhor do que nós.
Como se passa da juventude à maturidade? Quando começamos a aceitar os nosso próprios limites. Tornamo-nos adultos quando nos relativizamos e tomamos consciência «daquilo que nos falta». Como é belo sermos homens e mulheres! Que preciosa é a nossa existência! No entanto, há uma verdade que na história dos últimos séculos o homem muitas vezes rejeitou, com trágicas consequências: a verdade dos seus limites.
O grande risco do mundo atual, com a sua múltipla e opressiva oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca doentia de prazeres superficiais, da consciência isolada.
A vida cristã é o caminho humilde de uma consciência que nunca é rígida, mas está sempre em relação com Deus, que sabe arrepender-se e, na sua pobreza, confiar-se a Ele, sem nunca presumir de bastar-se a si mesma. Assim se superam as edições revistas e atualizadas daquele mal antigo, denunciado por Jesus na parábola: a hipocrisia, a duplicidade de vida, o clericalismo que se faz acompanhar de legalismo, o afastamento do povo.
Quando encontro uma pessoa a dormir ao relento, numa noite fria, posso sentir que esse vulto seja um imprevisto que me demora, um delinquente ocioso, um obstáculo no meu caminho, um aguilhão molesto para a mina consciência, um problema que os políticos devem resolver e, talvez até, uma imundície que suja o espaço público. Ou então posso reagir a partir da fé e da caridade e reconhecer nele um ser humano com a mesma dignidade que eu.
Enquanto crentes, é nosso dever defender, como direito fundamental de qualquer pessoa, a liberdade de religião e a liberdade de consciência.
A consciência é o espaço interior da escuta da verdade, do bem, de Deus; é o lugar interior da minha relação com Ele, que fala ao meu coração e me ajuda a discernir, a compreender o caminho que devo percorrer e, uma vez tomada a decisão, a seguir em frente, a permanecer fiel.
Jesus quer-nos livres, e essa liberdade onde está? Está no diálogo com Deus e na nossa consciência.
Se um cristão não sabe falar com Deus e não sabe escutar Deus na consciência, não é livre!
Por isso, devemos aprender a ouvir a nossa consciência.
Que cada um olhe o mais fundo da sua própria consciência e escute aquelas palavras:
«Sai dos teus interesses que atrofiam o coração, supera a indiferença para com o outro que te torna insensível, vence as tuas razões de morte e abre-te à aceitação, à reconciliação.»