Os homens assemelham-se às crianças, que adquirem maus costumes quando mimadas; por isso, não se deve ser muito condescendente e amável com ninguém.
Frases sobre Costumes
91 resultadosOs costumes dos filósofos não estão de harmonia com os preceitos; mas se não vivem como ensinam, ensinam como se deve viver.
Com ajuda da moralidade do costume e da camisa-de-forças social, o homem foi realmente tornado confiável.
Mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes.
Na arte só têm importância os que criam almas, e não os que reproduzem costumes.
Parece, Meu Caro …, que as cabeças dos homens mais notáveis minguam quando se reúnem, e que onde há mais sábios, há também menos sabedoria. Os grandes grupos, prendem-se tanto aos momentos e aos vãos costumes, que o essencial não vem senão depois.
Os costumes resultam do hábito convertido em carácter.
Qualquer revolução que não se realize dentro dos costumes e das ideias fracassa.
Na Antiguidade, os sacrifícios faziam-se no altar. Atualmente esse costume perdura.
O costume a tudo nos habitua.
A decantada civilização tem multiplicado de tal modo as nossas necessidades e desejos, que para os contentar e satisfazer somos forçados, piorando de costumes, a sujeitar-nos a maiores trabalhos e cuidados.
…e que nada nem ninguém é mais importante do que nós próprios. E não devemos negar-nos nenhum prazer, nenhuma experiência, nenhuma satisfação, desculpando-nos com a moral, a religião ou os costumes.
Morrer por vontade própria supõe que se reconheceu, mesmo instintivamente, o caráter ridículo desse costume, a ausência de qualquer motivo profundo para viver, o caráter insensato da agitação cotidiana e a inutilidade do sofrimento. (p. 19)
A fatalidade possui uma certa elasticidade a que é costume chamar-se liberdade humana.
O costume reconcilia-nos com tudo.
E Miguilim mesmo se achava diferente de todos. Ao vago, dava a mesma ideia de uma vez, em que, muito pequeno, tinha dormido de dia, fora de seu costume – quando acordou, sentiu o existir do mundo em hora estranha, e perguntou assustado: – ‘Uai, Mãe, hoje já é amanhã?!
Maledicência é um costume que muita gente tem de dizer o que é inteiramente certo, quando a pessoa a quem se referem não os ouve.
Observamos que todas as nações, tanto as bárbaras como as humanas, embora tão distantes entre si no espaço e no tempo, conservam estes três costumes humanos: todas têm alguma religião, todos contraem casamentos solenes, e todas enterram os seus mortos.
ó tempos, ó costumes!
A condição das mulheres é determinada por estranhos costumes: elas são ao mesmo tempo dominadas e protegidas, fracas e poderosas, excessivamente desprezadas e excessivamente respeitadas.