Ao longo de uma vida, todas as pessoas tomam decisões erradas. Algumas dessas decisões magoam outros, causam-lhes sofrimento verdadeiro. No entanto, a grande maioria desses erros nĂŁo sĂŁo citados pelo cĂłdigo penal. Na verdade, sĂł estĂŁo citados aqueles que sĂŁo concebĂveis pelos espĂritos práticos: os que sĂŁo quantificáveis, claramente observáveis, indiscutivelmente concretos. SĂł Ă© pena que a vida nĂŁo seja assim: indiscutivelmente concreta.
Frases sobre Decisões de JosĂ© LuĂs Peixoto
3 resultadosSei que há indivĂduos com bons motivos para o imobilismo, mas nĂŁo me peçam para admirá-los. NĂŁo sou capaz. Prefiro os que tomam decisões. Dizem “sim” e Ă© sim. Dizem “nĂŁo” e já está, acabou-se. A partir dessa perspectiva, o que está em causa nĂŁo Ă© tanto dizer sim ou nĂŁo, o que está em causa Ă© dizer, afirmar.
Dar um passo pode ser fruto de uma decisĂŁo complexa. Há a possibilidade de seguir para a direita ou para a esquerda, posso continuar em frente ou voltar para trás, desfazer. Cada escolha lançará uma cadeia de resultados. Mal comparado, Ă© como acordar na estação Sèvres-Lecourbe e nĂŁo ter mapa do metro, nunca ter estado ali, nĂŁo saber sequer onde se está, nĂŁo saber sequer o que Ă© o metro. Ter de aprender tudo. Ao fim de um tempo, com sorte, conversando com pedintes cegos, tocadores de concertina, talvez se consiga chegar Ă conclusĂŁo que se quer ir para a estação Ourcq, esse Ă© o lugar onde se poderá ser feliz, mas como encontrar o caminho sem mapa, sem conhecer linhas e ligações? É possĂvel arrastar a vida inteira no metro de Paris e nunca passar por Ourcq. É tambĂ©m possĂvel passar por lá e nĂŁo reconhecer que Ă© ali que se quer sair.