A democracia é a mais severa forma de despotismo.
Frases sobre Despotismo
18 resultadosA única história digna de atenção é a dos tempos livres; a dos povos escravizados pelo despotismo não passa de uma colecção de anedotas.
A democracia constitui necessariamente um despotismo, porquanto estabelece um poder executivo contrário à vontade geral. Sendo possível que todos decidam contra um cuja opinião possa diferir, a vontade de todos não é por tanto a de todos, o qual é contraditório e oposto à liberdade.
Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos.
Partindo de uma liberdade ilimitada chega-se a um despotismo sem limites.
Os homens tímidos preferem a calmaria do despotismo ao mar tempestuoso da liberdade.
Um governo precisa apenas vagamente o que a traição é, e vai contribuir para o despotismo.
Se a liberdade e a democracia, não são termos equivalentes, mas são complementares: Sem liberdade, a democracia é despotismo, a democracia sem a liberdade é uma ilusão.
Ditador é o chefe de uma nação que prefere a peste do despotismo à praga da anarquia.
Adoptando-se o modelo de desenvolvimento capitalista sem instituições democráticas, sem liberdade política, caminharemos para um despotismo violento que nem por ser dourado por melhores condições económicas deixará de ser menos insuportável.
O pudor sucumbe ao despotismo do coração.
O desejo de igualdade levado ao extremo acaba no despotismo de uma única pessoa.
Despotismo pode governar sem fé, mas liberdade não pode. Religião é muito mais necessária nas repúblicas que se estabeleceram em cores brilhantes, que na monarquia que eles atacam, e é mais necessária nas repúblicas democráticas do que em qualquer outra. Como será possível aquela sociedade escapar da destruição, se o nó moral não é fortalecido em proporção ao quanto o nó política é relaxado? E o que pode ser feito com pessoas cujos próprios mestres são, ou se eles não são, submissos à Divindade?
O despotismo impressiona pela estupidez do estilo.
Por meio de uma revolução poderá talvez levar-se a cabo a queda do despotismo pessoal e da opressão gananciosa ou dominadora, mas nunca uma verdadeira reforma do modo de pensar.
O despotismo perpetua a ignorância e a ignorância perpetua o despotismo.
Quando o despotismo está nas leis, a liberdade encontra-se nos costumes, e vice-versa.
Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada, e do medo permanente da morte violenta.