O selo do batismo nunca se perde! E se uma pessoa se torna um bandido e se mancha com as piores injustiças e os piores delitos, o selo desaparece? Não. Aquela pessoa continua ser filha de Deus, uma filha que age contra Deus, mas Deus jamais renega os Seus filhos.
Frases sobre Deus de Papa Francisco
130 resultadosA vida cristã é o caminho humilde de uma consciência que nunca é rígida, mas está sempre em relação com Deus, que sabe arrepender-se e, na sua pobreza, confiar-se a Ele, sem nunca presumir de bastar-se a si mesma. Assim se superam as edições revistas e atualizadas daquele mal antigo, denunciado por Jesus na parábola: a hipocrisia, a duplicidade de vida, o clericalismo que se faz acompanhar de legalismo, o afastamento do povo.
Recebemos tantos dons diferentes porque somos todos filhos de Deus e todos somos amados de um modo único. Ai de nós se tais dons se tornarem motivo de inveja, de divisão, de ciúmes! Como recorda o apóstolo Paulo no capitulo 12 da sua primeira Carta aos Coríntios, todos os carismas são importantes aos olhos de Deus e, ao mesmo tempo, ninguém é insubstituível.
Jamais devemos pôr condições a Deus! Confiar no Senhor quer dizer aderir aos Seus desígnios sem pretender nada.
Qual é o nome de Deus? Somos nós, cada um de nós. Ele toma os nossos nomes para fazer deles o Seu nome. Eu sou o Deus de Abraão, de Jacob, de Pedro, de Marieta, de Armony, de Marisa, de Simão, de todos. Toma o Seu nome de todos nós. O nome de Deus é qualquer de nós.
O segundo dom do Espírito Santo é a inteligência. Nãos se trata aqui da inteligência humana, da capacidade intelectual de que possamos ser mais ou menos dotados. É, pelo contrário, uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que suscita a capacidade de ir além do aspeto externo da realidade e de sondar a profundidade do pensamento de Deus.
É importante recordar que as questões pelas quais tantos se afadigam não são o «todo». Só Deus é «o todo», e é a Ele que, no fim, cada um de nós deverá apresentar-se a prestar contas.
«Eu sou o Senhor teu Deus.» Há um possessivo; há uma relação: pertence-se-Lhe. Deus não é um estranho: é o teu Deus. Isto ilumina todo o Decálogo e desvela também o segredo de agir cristão, porque é a mesma atitude de Jesus, que diz: «Tal como o Pai me amou, também eu vos amei» (João 15:9).
Há uma só palavra de Jesus: a própria Cruz. A Cruz é a palavra com a qual Deus respondeu ao mal do mundo.
Só o amor preenche os vazios, os abismos negativos que o mal abre no coração e na história. Só o amor pode fazer isto, e é esta a glória de Deus!
Há a oração da manhã e a da noite. Todavia, quando estamos sem fôlego, assoberbados pelas dificuldades, pelos contratempos, pela fadiga, pode ser útil repetir durante o dia uma breve oração. Por exemplo: «Eu sou a presença de Deus. Senhor, enche-me de Ti.»
O texto bíblico não diz: «Deus pronunciou estes mandamentos», mas «estas palavras». A tradição hebraica chamará sempre ao Decálogo «as Dez palavras». Portanto, porque usa o Autor sagrado, logo aqui, o termo «Dez Palavras», e não «Dez Mandamentos»? Há uma diferença entre uma ordem e uma palavra. A ordem é uma comunicação que não requer diálogo. A palavra, em vez disso, é o meio essencial da relação como diálogo.
Deus Pai cria por meio da Sua palavra, e o Seu Filho é a palavra feita carne. O amor nutre-se de palavras, como também a educação e a colaboração.
Agrada-me ver a santidade no paciente povo de Deus: nos pais que criam com tanto amor os filhos, nos homens e nas mulheres que trabalham para levar o pão para casa, nos doentes, nas religiosas idosas que continuam a sorrir. Nessa constância para andar em frente dia após dia vejo a santidade da Igreja. Esta é tantas vezes a santidade «da porta ao lado», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus.
Na noite de Pentecostes, a «respiração» do Cristo Ressuscitado enche de vida os pulmões da Igreja; e, com efeito, as bocas dos discípulos, «cheios o Espírito Santo» (Atos dos Apóstolos 2: 1-11), abrem-se para proclamar a todos as grandes obrar de Deus.
A preocupação paternal de Deus é solícita para com todos, como o bom pastor faz com os rebanhos, mas é particularmente sensível às necessidades da ovelha ferida, cansada ou doente.
No rito de acolhimento, pergunta-se o nome do candidato, porque o nome indica a identidade de uma pessoa. Quando nos apresentamos, dizemos imediatamente o nosso nome: «Chamo-me assim», para sair do anonimato; anónimo é quem não tem um nome. Para sair do anonimato dizemos imediatamente o nosso nome. Sem nome somos desconhecidos, sem direitos nem deveres. Deus trata cada um de nós pelo nome, amando-nos individualmente, na realidade concreta da nossa história.
Cuidado com a ilusão de sermos senhores do nosso tempo. Podemos ser senhores do momento que estamos a viver, mas o tempo pertence a Deus e é Ele que nos dá a esperança para o vivermos.
Na linguagem comum, quando falamos de «carisma» queremos muitas vezes dizer um talento, uma habilidade natural. Na perspetiva cristã, porém, o carisma é bem mais do que uma qualidade pessoal: é uma graça, um dom dispensado por Deus Pai que é dado a alguém não porque seja melhor do que os outros, mas para que o ponha ao serviço de toda a comunidade, para bem de todos.
«Não temos aqui cidade permanente, mas procuramos a cidade futura» (Hebreus 13:14). A palavra de Deus tem uma dimensão essencial do viver: a dimensão da provisoriedade, o viver como peregrinos; na verdade, como nómadas.