O ?puro espírito? é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado ?envoltório mortal?, e o resto é um erro de cálculo ? isso é tudo!?
Frases Exclamativas de Friedrich Nietzsche
39 resultadosComo vos acho pobres de vida quando achais que a economia é a virtude por excelência!
O mais influente – Que um homem resista à totalidade da sua época, que a faça deter à porta e a obrigue a prestar contas, eis o que exerce forçosamente influência! Que ele o queira, importa pouco; que ele o possa, eis o ponto principal.
Na medida em que cremos na moral, condenamos a vida: uma antinomia!
Atenção! Não há nada que tanto gostemos de mostrar aos outros como o selo do segredo… sem esquecer o que há debaixo.
A virtude só dá felicidade e uma espécie de beatitude àqueles que têm fé na sua virtude… e não às almas mais subtis, cuja virtude consiste numa profunda desconfiança diante de si próprias e de qualquer virtude. No fim de contas, ainda neste caso, é «a fé que salva!» e não, note-se bem, a virtude.
Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja a vossa paz uma vitória!
Desenvolver todas as faculdades significa desenvolver a anarquia. Perigoso!
Se queres ser feliz nesse mundo, Estrangula sua consciência!
O natural: «O mal teve sempre por si o grande efeito! E a natureza é má! Sejamos portanto naturais!», assim raciocinam em segredo esses grandes pesquisadores de efeito da humanidade que, vezes demais, foram contados entre os grandes homens.
Por maior que seja a avidez do meu conhecimento, não posso retirar das coisas mais do que aquilo que me pertence já; o que é dos outros, continua nelas. Como um homem pode roubar ou assaltar!
Quando se renuncia completamente a uma coisa e por muito tempo, se porventura a voltamos a encontrar, quase acreditamos que a descobrimos; e qual não é a felicidade do homem que descobre! Sejamos mais sábios do que a serpente que fica tempo demais deitada ao mesmo sol.
O homem deve amar a paz como meio para outras guerras!
A vida é dura de suportar; mas, por favor, não vos façais de tão delicados! Não passamos, todos juntos, de umas lindas bestas de carga.
Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da política.
É bastante difícil lembrar minhas opiniões, sem lembrar também minhas razões por elas!
Quão pouco é preciso para ser feliz! O som de uma gaita. – Sem música a vida seria um erro.
Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma gargalhada!
Se a fé não tornasse feliz, não haveria fé: então quão pouco valor ela deve ter!
Amo os valentes; mas não basta ser espadachim – deve-se saber, também, contra quem sacar a espada!