Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
Frases sobre Fatos de Friedrich Nietzsche
12 resultadosA importância da linguagem para o desenvolvimento da civilização reside no facto de que nela o homem colocou um mundo próprio ao lado do outro, posição que julgava bastante sólida para dali erguer o resto do mundo sobre os seus eixos e se tornar senhor do mundo.
Se uma mulher tem inclinações eruditas é porque, em geral, há algo de errado na sua sexualidade. A esterilidade predispõe a uma certa masculinidade do gosto; é que o homem, com vossa licença, é de facto «o animal estéril».
Não há factos, apenas interpretações.
Não há factos eternos, como não há verdades absolutas.
Um facto é sempre absurdo e sempre se pareceu mais com um bezerro do que com um deus.
Não existem fatos, apenas interpretações.
Pelo facto de alguém ser um grande homem, não se tem o direito de concluir que é um homem; talvez não seja mais do que um rapazinho, ou um camaleão de todas as idades da vida, ou então ainda uma mulherzinha transformada em homem por um mágico.
Entretanto, a desproporção entre a grandeza da minha alma e a PEQUENEZ dos meus contemporâneos se evidenciou no fato de que não fui ouvido, nem sequer compreendido.
Um facto, uma obra têm, segundo cada época e conforme cada espécie de homens novos, uma renovada eloquência. A história não se cansa de proclamar novas verdades.
O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de facto só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência.
Sucede que qualquer interpretação moral dos nossos actos poderá ser unicamente um imenso mal-entendido, tal como o tem sido a interpretação moral dos factos naturais.