Eu fiz isso, diz minha memória. Eu não posso ter feito isso, diz meu orgulho, e permanece inflexível. Por fim _ a memória cede.
Frases sobre Fim de Friedrich Nietzsche
12 resultadosQuanto mais perto do fim eu chego, mais tenho certeza de que a esperança é o meu melhor investimento.
A virtude só dá felicidade e uma espécie de beatitude àqueles que têm fé na sua virtude… e não às almas mais subtis, cuja virtude consiste numa profunda desconfiança diante de si próprias e de qualquer virtude. No fim de contas, ainda neste caso, é «a fé que salva!» e não, note-se bem, a virtude.
O casamento põe fim a breves loucuras ? sendo uma longa estupidez.
Fé: fechar os olhos de uma vez por todas para si mesmo, a fim de não sofrer com o aspecto de sua incurável falsidade.
O heroísmo é o estado de espírito de um homem que caminha para um fim único, em face do qual nada mais é tido em consideração. O heroísmo é: a decidida vontade de perecer.
A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda.
Descobrir profundidade em tudo, eis uma qualidade incómoda: faz com que se gastem incessantemente os olhos e que por fim se encontre sempre mais do que aquilo que se desejava.
Algum veneno uma vez ou outra é coisa que proporciona agradáveis sonhos. E muito veneno no fim, para morrer agradavelmente.
‘Fui eu que o fiz’, diz a minha memória. ‘Não posso ter feito isso’, – diz o meu orgulho e mantém-se inflexível. Por fim – é a memória que cede.
À força de se andar à procura das origens transformamo-nos em caranguejos. O historiador olha para o passado; no fim «crê» também no passado.
Frequentemente, para triunfar é preciso ter muitos inimigos, a fim de que todas as nossas energias estejam dispostas para o combate.