Momentos que o fim torna ridĂculos. Momentos que fazem viver, esperando por um dia, depois de todas as desilusões, depois de todos os arrependimentos e fracassos, em que se possam viver de novo, para de novo chegar o fim e de novo a esperança e de novo o fim.
Frases sobre Fim de JosĂ© LuĂs Peixoto
7 resultadosOs anos encarregar-se-ão de apagar tudo o que julguei ser certo e nunca foi, para ficar apenas o que aconteceu e, por fim, até isso ser também esquecido.
O caminho da justiça Ă© uma linha fina, desacerta-se ao milĂmetro. Já o caminho da infâmia Ă© tudo o resto, pode avançar-se durante anos nesse terreno sem lhe achar o fim.
Sei agora, o fim e o desespero são a serenidade de uma solidão eterna e irremediável, são uma mágoa que é um sofrimento eterno e irremediável, tudo eterno e tudo irremediável, são o silêncio de quem chora sozinho numa noite inteira.
Os homens depois da derrota inevitável da vida, a nunca quererem aceitar a noite, a nunca quererem anoitecer e tornarem-se ontem amanhĂŁ, memĂłria, os homens depois da vitĂłria da terra sobre o corpo, a nunca aceitarem o seu corpo inacessĂvel aos seus gestos, as suas mĂŁos sem prĂ©stimo no espaço que lhes resta num sonho negro, as suas pernas a recusarem passos nas paredes negras e frias da solidĂŁo sem fim.
Tenho medo que os meus filhos nunca cheguem a entender aquilo que lhes conto quando ficamos em silêncio, quando o tempo passa e estamos juntos, no mesmo lugar, eu a conduzir em viagens longas com horizonte e eles, ao meu lado, a olharem pela janela, ou quando é fim da tarde, também com horizonte, em silêncio.
Dar um passo pode ser fruto de uma decisĂŁo complexa. Há a possibilidade de seguir para a direita ou para a esquerda, posso continuar em frente ou voltar para trás, desfazer. Cada escolha lançará uma cadeia de resultados. Mal comparado, Ă© como acordar na estação Sèvres-Lecourbe e nĂŁo ter mapa do metro, nunca ter estado ali, nĂŁo saber sequer onde se está, nĂŁo saber sequer o que Ă© o metro. Ter de aprender tudo. Ao fim de um tempo, com sorte, conversando com pedintes cegos, tocadores de concertina, talvez se consiga chegar Ă conclusĂŁo que se quer ir para a estação Ourcq, esse Ă© o lugar onde se poderá ser feliz, mas como encontrar o caminho sem mapa, sem conhecer linhas e ligações? É possĂvel arrastar a vida inteira no metro de Paris e nunca passar por Ourcq. É tambĂ©m possĂvel passar por lá e nĂŁo reconhecer que Ă© ali que se quer sair.