Onde há unicamente a liberdade não existem formas. Onde há unicamente a luz não existem imagens. Onde há unicamente a Verdade e não ocorre a interferência da falsidade, não existe o mundo dos sentidos.
Frases sobre Forma de Masaharu Taniguchi
16 resultadosTrabalhar em prol dos outros consiste na criação de novos valores. Não há outra forma de servir a não ser pela criação de novos valores.
Há pessoas que dizem: ‘Se os pais pensam sempre no bem dos filhos; por isso não posso acreditar que ocorram tais fatos’. Mesmo que os pais só pensem no bem dos filhos, se não conhecem a Verdade, podem prejudicá-los. É o caso de espíritos de antepassados que molestam um descendente. Por isso ocorre a cura da doença de um descendente quando este oferece culto aos antepassados. No culto aos antepassados, considera-se mais importante a oferenda espiritual do que a oferenda material. A oferenda espiritual consiste em oferecer palavras da Verdade. Ler A Verdade da Vida para as almas dos antepassados é uma forma de oferenda espiritual.
Permite a ti trabalhar simplesmente, sem visar interesse algum. Não é por interesse que as árvores crescem; elas crescem simplesmente porque a natureza de sua Vida consiste em crescer. Da mesma forma, o ser humano trabalha porque a natureza da Vida humana consiste em trabalhar.
Não existe coisa alguma que seja realmente suja. Qualquer coisa, conforme o modo de se ver, pode parecer suja. Mesmo uma coisa aparentemente suja, se usada com sabedoria pode ser muito proveitosa. Por exemplo, adubando-se a terra com esterco, obtêm-se verduras viçosas. Pensar que os fertilizantes artificiais sejam mais limpos que o esterco é uma ilusão. É evidente que o que se forma naturalmente é mais limpo que o que é fabricado artificialmente. Mas, mesmo os fertilizantes artificiais deixarão de ser sujos, se usados com sabedoria. Em suma, não existe coisa alguma que seja realmente suja.
É preciso que a humanidade, da mesma forma que considera ignominioso o mau caráter, passe a considerar a doença como algo ignominioso. Isto porque a doença é sombra da distorção da mente.
Quem tenta moldar os outros ao seu próprio padrão, fracassará. Quem quer obrigar os outros a seguir o caminho que ele próprio percorre, tropeçará. Para cada pessoa existe um caminho, uma direção a seguir, da mesma forma que para os bondes existem os trilhos e para os automóveis existem vias adequadas a seu tráfego. E é bom que seja assim. Compreender isto é ser sábio.
Deus está presente nas tuas boas ações, no teu sentimento de amor, na tua vida correta e harmoniosa. Deus é um Ser sem forma, é a Verdade, é o Caminho.
Fala-se em prejuízo. Porém, pensando bem, a vida foi criada de tal forma que é impossível sofrermos prejuízos. Justamente quando parece estarmos tendo prejuízo, na verdade nossa alma está captando algo.
A escolha do cônjuge não deve se basear na atração física. A união deve primeiramente ser espiritual, de tal forma que ambos possam evoluir e se completar mutualmente.
O tempo não tem forma. No entanto, dele são extraídas todas as coisas boas e preciosas. Quem desperdiça o tempo está desperdiçando tudo.
A ostra forma a partir de um ferimento uma pérola redonda, perfeita e reluzente. O homem recebe ferimentos em forma de doenças, sofrimentos ou problemas familiares, mas esses ferimentos constituem base para fazer da alma uma ‘pérola reluzente’. Por esta razão, diz-se que os sofrimentos são necessários para o progresso da alma.
Quando excede na afirmação do ego, o homem não se harmoniza com o ambiente. Mistura-se com o povo escondendo o brilho da própria sabedoria e virtudes, é uma forma de manifestar o amor.
Viver é exteriorizar a Vida. Não há outra forma de viver.
A liberdade age sobre a falta de liberdade e origina as formas.
Não persigas as formas visíveis. Elas não passam de marcas deixadas pela Vida. Ao dirigir um veículo, certamente ninguém o faz com o objetivo de gravar no chão as marcas dos pneus, mas indo em direção ao seu destino, o veículo deixa naturalmente os rastros dos pneus. O mesmo acontece com a Vida. Quando se vive com dignidade, a Vida concretiza, por si mesma, uma forma digna. O primordial é viver; a forma é secundária. Portanto, deixa tua Vida manifestar a forma autêntica dela.