Quando a fortuna nos surpreende elevando-nos a um cargo ao qual não nos conduziu de degrau em degrau, ou que alcançamos sem esperar, é quase impossível desempenhá-lo adequadamente e parecer digno de o ocupar.
Frases sobre Fortuna de François de La Rochefoucauld
13 resultadosA moderação das pessoas felizes deriva da calma que a boa fortuna dá ao seu temperamento.
A moderação não passa do medo de provocar inveja e o desprezo que merecem os que se vangloriam da sua boa sorte. É uma vã ostentação do nosso espírito; enfim, a moderação dos homens no seu ponto mais elevado é apenas o desejo de parecerem mais magnânimos do que a sua própria boa fortuna.
A maior parte das pessoas julga os homens pela sua fama ou pela sua fortuna.
Fez-se da moderação uma virtude para limitar a ambição dos grandes homens e para consolar os medíocres, não só da sua pouca fortuna como do seu fraco mérito.
O desejo da glória, o receio da vergonha, a ambição de fazer fortuna, o desejo de tornar a nossa vida cómoda e agradável e a ânsia de rebaixar os outros, são frequentemente as causas deste valor tão célebre entre os homens.
A fortuna corrige-nos muitos defeitos que a razão não saberia corrigir.
As pessoas felizes não têm emenda: pensam sempre ter razão quando a fortuna apoia a sua má conduta.
A felicidade e a desgraça dos homens dependem em partes iguais da sua disposição de espírito e da fortuna.
A fortuna e o humor governam o mundo.
A fortuna corrige vários defeitos que a razão não saberia corrigir.
A loucura segue-nos em todos os momentos da nossa vida. Se alguns parecem sábios, é apenas porque as suas loucuras são proporcionais à sua idade e à sua fortuna.
A natureza cria o mérito, a fortuna põe-no em acção.