Não sintas pena de ti próprio. Apenas os burros o fazem.
Frases de Haruki Murakami
14 resultadosSe apenas leres os livros que toda a gente lê, apenas podes pensar o mesmo que os outros estão a pensar.
O que está em causa é a maneira como se vive. Acima de tudo, importa que uma pessoa tenha sempre presente a vontade de se proteger, um instinto fatal. Nunca chegaremos a lado nenhum se baixarmos os braços e deixarmos que nos ataquem. O sentimento crónico de impotência acaba por corroer o ser humano por dentro.
Se for possível amar alguém apaixonadamente, mesmo que só uma pessoa, então a vida tem salvação. Ainda que não seja possível reunirmo-nos com a tal pessoa.
Um certo tipo de perfeição só pode ser atingido através de uma acumulação limitada de imperfeição.
Eu sonho. Por vezes penso que é a única coisa certa que se deve fazer.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.
Neste mundo não há ninguém insubstituível. Por muitos conhecimentos e faculdades que uma pessoa tenha, regra geral, existe sempre um sucessor à espera de ser encontrado. Se o mundo estivesse cheio de pessoas insubstituíveis, teríamos sérios problemas.
Por mais talentos com que tenhas sido dotado, nem sempre consegues encher a barriga, ao passo que, se tiveres um instinto apurado, isso garante-te que nunca passarás fome.
Passa-se o mesmo com as ementas, os homens ou outra coisa qualquer: «pensamos» que estamos a fazer uma escolha, mas, de facto, podemos não estar a escolher nada. Tudo pode já estar escolhido de antemão e nós «fingimos» que fazemos escolhas. O livre-arbítrio pode não passar de uma ilusão.
Não interessa o quanto o queiram, não interessa até onde conseguiram ir, as pessoas nunca poderão ser nada mais do que elas próprias. E é tudo.
Escutem – não existe nenhuma guerra que acabe com todas as guerras.
Tomar seriamente coisas que são loucas é um completo desperdício de tempo.
Os maus pressentimentos têm uma percentagem de rigor muito mais alta do que os bons.