A razão é historiadora, as paixões são atrizes.
Frases sobre Historiadores
25 resultadosOs mortos concordam sempre com os historiadores e os oradores.
O historiador é o profeta que olha para trás.
O historiador é um homem que põe os factos nos seus devidos lugares. Não é como foi; é assim mesmo.
Historiador: bisbilhoteiro em larga escala.
Os nossos inimigos contribuem mais do que se pensa para o nosso aperfeiçoamento moral. Eles são os historiadores dos nossos erros, vícios e imperfeições.
Como Deus não pode alterar o passado, é obrigado a depender dos historiadores.
A diferença entre um escritor e um historiador é esta: o primeiro diz mentiras de forma deliberada e pelo gozo de o fazer; o historiador diz mentiras e imagina está a dizer a verdade.
O talento do historiador consiste em compor um conjunto verdadeiro com elementos que são verdadeiros apenas pela metade.
O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo facto de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.
O bom historiador escreve do passado, criticando o presente e projectando o futuro. Toda a história que vale é do futuro.
O historiador é um ficcionista que tira tudo da realidade.
O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores.
Os historiadores são pessoas que se interessam pelo futuro quando este já é passado.
Os críticos frequentemente são pessoas que teriam sido poetas, historiadores, biógrafos, etc., se tivessem podido; colocaram o seu talento à prova aqui e ali e não conseguiram. Sendo assim, tornaram-se críticos.
O historiador é um mentiroso de boa fé.
Historiador – é um profeta voltado de costas.
O historiador, que é o juiz do mundo, tem por primeira obrigação perder o respeito.
Para mim, o romancista é o historiador do presente, enquanto o historiador é o romancista do passado.
Dar uma descrição exacta do que não acontece em nenhum tempo, não é apenas a verdadeira missão do historiador, mas ainda o privilégio inapreciável de todo o homem bem dotado e de espírito culto.