Frases sobre Homens de Jean de La Bruyère

30 resultados
Frases de homens de Jean de La Bruyère. As mais belas frases e mensagens de Jean de La Bruyère para ler e compartilhar.

Um homem que acaba de arranjar um emprego já não faz uso do espírito e da razão para regrar a sua conduta e as suas atitudes perante os outros: toma de empréstimo a regra do seu posto e da sua situação; donde o esquecimento, a altivez, a arrogância, a dureza e a ingratidão.

Aparecem de tempos a tempos sobre a superfície da terra homens raros, extraordinários, que brilham pela sua virtude, e cujas qualidades eminentes lançam um brilho prodigioso. Semelhante às estrelas cujas causas se ignoram, e de que se não sabe em que se tornaram depois de desaparecidas, não têm antepassados nem descendentes: só eles compõem toda a sua raça.

Mil modos há de consolar o homem probo e dulcificar-lhe as penas; mas não há um só de consolar um perverso. São os maus como moscas que percorrem o corpo dum homem e só se quedam nas pústulas.

As mulheres prendem-se aos homens pelos favores que lhes concedem; os homens curam-se da sua paixão por esses mesmos favores.

Até mesmo os homens honestos precisam de patifes à sua volta. Existem coisas que não se podem pedir às pessoas honestas para fazerem.

A polidez nem sempre inspira a bondade, a equidade, a complacência, a gratidão; mas, pelo menos, dá-lhes a aparência e faz aparecer o homem por fora como deveria ser por dentro.