Na sociedade atual, o homem está mais corrompido pela razão do que pelas paixões.
Frases sobre Homens de Nicolas Chamfort
22 resultadosQualquer homem que, aos 40 anos, não é misantropo, nunca gostou dos homens.
Quase todos os homens são escravos pelo mesmo motivo a que os Espartanos atribuíam a servidão dos Persas: a não saberem pronunciar a palavra ”não”.
A consciência é a presença de Deus nos homens.
Por pior que um homem possa pensar das mulheres, não há mulher que não pense ainda pior do que ele.
O homem mais rico é o homem mais económico, e o mais pobre o avarento.
É tal a miserável condição dos homens que têm de procurar na sociedade consolações dos males da natureza, e na natureza consolações aos males da sociedade. Quantos há que não encontram numa e na outra distracções para as suas penas!
Tudo é igualmente vão nos homens, as suas alegrias como os seus pesares; porém, mais vale que a bola de sabão seja de ouro ou de azul, do que negra ou cinzenta.
Um amoroso é um homem que se empenha em ter mais amor do que lhe é possível ter, e essa é a razão por que todos os homens amorosos parecem ridículos.
O homem chega inexperiente a cada idade da vida.
Para chegar a perdoar à razão o mal que faz à maioria dos homens, é preciso considerar o que seria o homem sem a sua razão. É um mal necessário.
O homem sem princípios é também comummente um homem sem carácter; pois, se tivesse nascido com carácter, teria experimentado a necessidade de criar princípios para si.
A nossa razão torna-nos por vezes tão infelizes como as nossas paixões; e pode dizer-se do homem, quando isso acontece com ele, que é um doente envenenado pelo próprio médico.
O homem chega inexperiente a cada idade da vida.
O que é um filósofo? É um homem que opõe a natureza à lei, a razão ao costume, a sua consciência à opinião, e o seu julgamento ao erro.
Nas grandes coisas, os homens mostram-se como lhes convém; nas pequenas, mostram-se como são.
Há duas coisas a que temos de nos habituar, sob pena de acharmos a vida insuportável: são as injúrias do tempo e as injustiças dos homens.
O mais rico dos homens é o poupado, o mais pobre o avarento.
Para alguns homens, as ilusões sobre as coisas que lhes interessam são tão necessárias quanto a vida.
Quem não tem caráter não é homem, é coisa.