Devemos sempre criticar as ideias dos outros, mas nunca violá-las, pois não somos proprietários da verdade não somos deuses.
Frases sobre Ideias de Augusto Cury
12 resultadosNunca nos devemos esquecer de que devemos e podemos gerir as ideias que nos perturbam silenciosamente. Se não as controla, elas aprisionam a sua emoção.
As obras-primas da mente humana, como proatividade, flexibilidade, generosidade, solidariedade, adaptabilidade, ousadia, capacidade de libertar o imaginário, raciocínio esquemático, abstração intuitiva, pensar como espécie, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar frustrações, desenvolver resiliência, filtrar o stresse, debater ideias e gerir a ansiedade, não são apenas sofisticadas, mas também difíceis de serem incorporadas, assimiladas e reproduzidas pelo Eu.
Os fortes usam as ideias, enquanto que os fracos, as armas.
Se você não criticar suas ideias negativas elas farão parte da colcha de retalhos da sua existência.
Frágeis usam a violência e os fortes as ideias.
Todos os seres humanos, mesmo os casos mais improváveis, têm potencial para desenvolver as funções mais complexas da inteligência: o pensamento abstrato, a resiliência, a tolerância, a capacidade de pensar antes de agir, de se pôr no lugar do outro, de expor e não impor ideias, de proteger a emoção, de gerir os pensamentos. Mas entre ter esse potencial e desenvolvê-lo há um fosso enorme, que exige coragem e disciplina para ser superado.
A aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas.
O conhecimento humanista produz ideias. As ideias produzem sonhos. Os sonhos transformam a sociedade…
Os formais recebem diplomas e aplausos, os desvairados produzem as ideias que eles utilizam.
Pode-se usar qualquer teoria para explicar o mundo e a natureza – do big-bang à teoria da evolução biológica -, mas nenhuma delas pode incluir o “nada” ou o “vácuo existencial” na origem. Em algum momento da cadeia de indagações, Deus – ou o nome que se queira dar a ele – tem de aparecer. Só não aparecerá se a sequência de perguntas for interrompida, seja pelo ateísmo, pelo preconceito, seja, principalmente, pela dificuldade de expandir a arte da dúvida e o mundo das ideias.
As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.