Mais uma vez ou duas na vida – talvez num fim de tarde, num instante de amor, no momento de morrer – teria sublime inconsciência criadora, a intuição aguda e cega de que era realmente imortal para todo o sempre.
Frases sobre Instantes de Clarice Lispector
20 resultadosA esperança é este instante
Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido.
Como é bom o instante de precisar que antecede o instante de se ter. Mas ter facilmente, não. Porque essa aparente facilidade cansa.
…se em um instante se nasce, e se morre em um instante, um instante é bastante para a vida inteira. In: A maçã no escuro
Fantástico: o mundo por um instante é exatamente o que o meu coração pede.
Uma vez terminado o momento de vida, a verdade correspondente também se esgota. Não posso moldá-la, fazê-la inspirar outros instantes iguais. Nada pois me compromete.
Às vezes eu me coloco numa situação de ver um pouco antes de ver mesmo. Eu pressinto o instante que se segue e cadencialmente minha respiração acompanha o ritmo do tempo. Eu que sinto antes de sentir. A harmonia é pressentir a próxima frase, o próximo som, a próxima visão.
Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo.
Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante.
Este instante é. Você que me lê é.
Estranhei tudo. E, por me estranhar, vi-me por um instante como sou. Gostei ou não? Simplesmente aceitei.
Há certo instante na alegria de poder que ultrapassa o próprio medo da morte. Duas pessoas que vivem juntas procuram talvez atingir esse instante.
A vida é mais longa do que a fazemos. Cada instante conta.
E, se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração.
Mas chegará o instante em que me darás a mão, não mais por solidão, mas como eu agora: por amor.
(…)Mas não sou completa, não. Completa lembra realizada. Realizada é acabada. Acabada é o que não se renova a cada instante da vida e do mundo. Eu vivo me completando… mas falta um bocado.
Mais que um instante, quero o seu fluxo.
Oh Deus, que faço dessa felicidade ao meu redor que é eterna, eterna, eterna e que passará daqui a um instante. Porque o corpo só nos ensina a ser mortal?
Fixo instantes súbitos que trazem em si a própria morte e outros nascem – fixo os instantes de metamorfose e é de terrível beleza a sua sequência e concomitância.