O que é bom? Tudo que eleve no homem o sentimento de potência, a vontade de potência, a própria potência.
Frases Interrogativas de Friedrich Nietzsche
56 resultadosÉ terrível morrer de sede no mar. Porque haveis então de salgar a vossa verdade de modo a que não – mate já a sede?
O que vem a ser a originalidade? «Ver» alguma coisa que ainda tem nome, que ainda não pode ser nomeada, ainda que toda a gente a tenha debaixo dos olhos. Tais como os homens são de ordinário, é somente o nome da coisa que começa a tornar-lha visível. Os originais, geralmente foram também os «nomeadores».
Odiarmos a fraqueza… porquê? Na maioria das vezes, porque somos necessariamente fracos.
A ociosidade é a mãe de toda a psicologia. Como? Será a psicologia um – vício?
O que é que torna heróico? Ir ao mesmo tempo para além da sua maior dor e da sua maior esperança.
O que amas nos outros? As minhas esperanças.
Quem possui até aqui a eloquência mais convincente? O tambor; enquanto os reis lhe podem dar ordens são eles que continuam a ser os melhores oradores e os melhores agitadores populares.
O que existe de melhor numa grande vitória é tirar ela ao vencedor o receio da derrota. «Porque é que», diz consigo, «não hei-de também ser derrotado ao menos uma vez? Sou agora suficientemente rico para isso.».
O casamento põe fim a breves loucuras ? sendo uma longa estupidez.
O que significa niilismo? – que os valores mais altos se desvalorizam. Falta a finalidade; falta a resposta ao “por quê?”.
Qual é a marca da liberdade realizada? Não mais corar de si próprio.
És escravo? Então não podes ser amigo. És tirano? Então não podes ter amigos.
Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Tu tens um nobre ideal em vista: mas serás tu próprio feito de uma pedra suficientemente nobre para poder dela tirar a estátua do teu deus? E no caso negativo, nada do teu trabalho chegará a outro resultado que não seja uma escultura bárbara? À injúria do teu ideal?
Encontra-se sempre, aqui e ali, algum semi-deus que consegue viver em condições terríveis, e viver vencedor! Quereis ouvir os seus cantos solitários? Escutai a música de Beethoven.
Quando por acaso a verdade conseguiu vencer, perguntai a vós próprios com uma forte desconfiança: ”Que poderoso erro se bateu por ela?”.
Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!
Será o Homem um erro de Deus, ou Deus um erro dos Homens?
«Toda a verdade é simples» – Não será esta uma dupla mentira?