Para que percorres inutilmente o céu inteiro à procura da tua estrela? Põe-na lá.
Frases Interrogativas de Vergílio Ferreira
31 resultadosComo saber que se falhou, se não sabendo como não falhar? Mas então porque se falha? E se saber que se falha é realmente ignorar como se não falharia? Sabemos de outros que não falharam, porque sabemos então neles o que é não falhar.
Amas ou não uma mulher, mas não sabes porquê. Como hás-de poder saber a razão do bem e do mal?
Porquê? Para quê? Economiza os teus «porquê» e «para quê». Ou utiliza-os só até onde houver resposta. Porque a última resposta a eles é o impossível e o vazio. Ou então terás de mudar de universo. E estás cá tão bem…
Porque é que estranhas tanto que um deputado deixe o partido e vá ser deputado para outro lado? O jogador de futebol também muda de clube.
Porque há-de envergonhar-te o pensares ‘eu’? Mas é a única forma de existirem os outros que te atiram à cara com essa vergonha.
O amor acrescenta-nos com o que amarmos. O ódio diminui-nos. Se amares o universo, serás do tamanho dele. Mas quanto mais odiares, mais ficas apenas do teu. Porque odeias tanto? Compra uma tabuada. E aprende a fazer contas.
Pensar. E se o pensar fosse uma doença, mesmo que dela resulte uma pérola?
De que te serve a inteligência, se não tens inteligência para a usar com inteligência?
Porque é que dizes quem me dera ser feliz e não dizes quem me dera ser medíocre? Porque dirias a mesma coisa. E o que provas ao dizê-lo é só que afinal já o eras.
Se não há amor como o primeiro, porque é que ele não é o último?
Quando se apanha um mentiroso, ele pode perguntar-nos – e o que é verdade? E o mais provável é termos de o deixar seguir.
Porque é que o sonho é o símbolo do ideal e da beleza, se ele é quase sempre um pesadelo?
Como é que um tipo que é medíocre há-de saber que é medíocre, se ele é medíocre?
Haverá alguém de espírito humilde que tenha convicções fortes?
Perante quem é que somos homens? É uma pergunta simples. Mas ela revoluciona toda a história da humanidade. Experimenta fazê-la. Experimenta pensá-la.
A verdade absoluta, que coisa aflitiva, afinal. Porque se se não tem, como ordenar a vida que é nossa? Mas se se tem, como não anular a vida dos outros que são contra ela?
Que importa que já o saibas? Só se sabe o que já nos não surpreende.
Um Deus faz-te muita falta? Mas não mais que um Deus a ele. E é para isso que existes. Para ele a não sentir.
Porque é que queres ser feliz, se não queres ser medíocre? Tens de escolher.