O livro nĂŁo depende da minha intenção. Se ele nĂŁo for isso, ele nĂŁo deixa de ser aquilo que Ă© para passar a ser aquilo que eu digo que ele Ă©. Como tambĂ©m nĂŁo depende da pessoa que lĂȘ. HaverĂĄ qualquer outra coisa, por debaixo disso tudo: a verdade, que Ă© uma palavra muito complicada.
Frases sobre Livros de JosĂ© LuĂs Peixoto
9 resultadosA forma e o conteĂșdo sĂŁo indissociĂĄveis e a qualquer livro que nĂŁo tome isso em consideração falta uma noção fundamental da literatura. Se a forma nĂŁo servir o conteĂșdo nĂŁo me interessa, se por outro lado a forma for uma sucessĂŁo de malabarismos literĂĄrios sem nenhum outro propĂłsito tambĂ©m nĂŁo me interessa.
Os livros, esses animais opacos por fora, essas donzelas. Os livros caem do cĂ©u, fazem grandes linhas rectas e, ao atingir o chĂŁo, explodem em silĂȘncio. Tudo neles Ă© absoluto, atĂ© as contradiçÔes em que tropeçam. E estĂŁo lĂĄ, aqui, a olhar-nos de todos os lados, a hipnotizar-nos por telepatia. Devemos-lhes tanto, atĂ© a loucura, atĂ© os pesadelos, atĂ© a esperanças em todas as suas formas.
As ideias envelhecem dentro dos livros, da mesma forma que envelhecem dentro da cabeça. Na cabeça, antes do mundo, e nos livros, depois do mundo, as ideias podem envelhecer e morrer ou, tantas vezes, podem envelhecer e só nesse momento serem reconhecidas como ideias, só nesse momento nascerem de facto.
HĂĄ livros a serem escritos, paixĂ”es a animarem-se e silĂȘncio em tantos lugares. A vida parece ter o tamanho do sol e eu, que tenho sempre tanto em que pensar, perco-me no meu prĂłprio alcatrĂŁo.
Quando me cansei de mentir a mim a mim prĂłprio, comecei a escrever um livro de poesia.
Fechado e Ășnico, estava um livro sobre a mesa da sala. Esse livro era a solidĂŁo, boa e grandiosa.
Uma casa cheia de livros era como uma cabeça confundida com memórias e atravessada por fantasias, impressÔes e conclusÔes baseadas nessa mistura.
A vida Ă© tĂŁo efĂ©mera. A saĂșde Ă© tĂŁo efĂ©mera. Estarmos aqui, em forma, mais ou menos contentes, a ler um livro, Ă© tĂŁo transitĂłrio. A ler um livro, imagine-se. As forças da doença, se quiserem, subjugam-nos e aniquilam-nos em menos de um instante.