Os Franceses dizem: é necessário uivar com os lobos. Eu digo: é útil balar com os carneiros; ganha-se a estima dos nédios, as cortesias dos chapéus do Roxo, palmadinhas doces no ombro, de manhã à noite uma pingadeirazinha de glória. Mas ir sacudir, incomodar o repouso da velha Tolice Humana, traz desconfortos; vêm as calùniazinhas, os ódiozinhos, os sorrisos amarelos, a cicuta de Sócrates às colheres.
Frases sobre Lobos
21 resultadosOs aduladores assemelham-se aos amigos como os lobos aos cães.
É loucura para o carneiro promover uma conferência de paz com o lobo.
O homem é o lobo do homem.
Se o lobo compreendesse os cordeiros, morreria de fome.
Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda.
O cristão deve manter-se cordeiro, não parvo, mas cordeiro. Cordeiro com a astúcia cristã, mas sempre cordeiro. Porque se tu fores cordeiro, Ele defende-te. Mas se te sentes forte como o lobo, Ele não te defende; deixa-te só. E os lobos comem-te cru.
Irmão lobo, você prejudica a muitos nestas paragens e faz um grande mal. Todas estas pessoas o acusam e o amaldiçoam. Mas, irmão lobo, eu gostaria de fazer a paz entre você e essas pessoas.
Não adianta os cordeiros se declararem vegetarianos enquanto o lobo tiver uma opinião diferente.
O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma.
Há vários lobos dentro de mim, mas todos eles uivam para a mesma lua.
Quem poupa o lobo, sacrifica a ovelha
A compaixão nem sempre é uma virtude. Quem poupa a vida do lobo, condena a morte as ovelhas.
Penso: os homens são ovelhas que não dormem, são ovelhas que são lobos por dentro.
O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.
Eu só sou o António Lobo Antunes com o papel na mão. Sem o papel na mão, sou um chato.
Pergunto-me por que o uivar de lobos, os trovões, os raios constituem o pano de fundo para as cenas de horror. Pois, quando o medo é muito, faz-se um silêncio na alma. E nada mais existe.
A necessidade leva as pessoas ao engano e a fome os lobos a sair do arvoredo.
Precisando, portanto, um príncipe, de saber utilizar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão: pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não sabe defender-se dos lobos.
Quero dizer-vos a diferença entre o lobo e o homem: nenhuma, excepto uma, na velhice… o lobo entra nos bosques para esperar o seu fim sozinho: o homem, quanto mais sente que a morte se aproxima, mais busca companhia, mesmo se ele se aborrece e se ela o aborrece.