Estou habituado a que recebam mal os meus filmes e isso não me altera, nem altera nada do que penso sobre o cinema. Eu reprovo o prémio da competição.
Frases sobre Mal de Manoel de Oliveira
3 resultadosNos filmes, como em qualquer obra de arte, há sempre uma grande parte do subconsciente do artista do qual ele nĂŁo se dá conta. Por isso, as obras enriquecem com o tempo, a crĂtica vai descobrindo partes mais ignoradas e as obras ficam mais ricas do que quando saem. Na verdade, o homem nĂŁo mudou, apenas aquilo que fez: o progresso. A natureza do homem Ă© a mesma: a inveja, a vingança, as paixões ou o amor sĂŁo manifestações da natureza do homem que nĂŁo mudaram nada. Há pessoas que, Ă s vezes, mudam de partido. Eu pergunto: tambĂ©m mudam de natureza? Ela Ă© a mesma, e Ă© nela que está todo o bem e o mal do homem.
Há um poeta portuguĂŞs que disse que o espĂrito Ă© como o ar que se respira. Eu fiquei com essa ideia. E, ultimamente, há um outro escritor que diz que o espĂrito Ă© como o ar que se respira. Fiquei muito emocionado nesse livro, que eu li era muito novo. Fiquei sempre a pensar… E agora, pensando melhor, realmente, quando se morre, solta-se o espĂrito. O espĂrito Ă© como o ar que sai. E o espĂrito sai e junta-se. Ao sair, perde a personalidade, onde está todo o bem e todo o mal, liberta-se desse bem e mal e junta-se ao absoluto, que Ă© a configuração do espĂrito, o absoluto. É Deus.