Se as leis da Matemática referem-se à realidade, elas não estão corretas; e, se estiverem corretas, não se referem à realidade
Frases sobre Matemática
33 resultadosO livro do mundo está escrito em linguagem matemática.
Aqueles que afirmam que as ciências matemáticas não dizem nada do belo e do bem estão em erro. Para estas as ciências dizem e provam muita coisa sobre elas, se eles não a mencionam expressamente, mas provam seus atributos que são seus resultados ou definições, não é verdade que não nos diz nada sobre elas. As principais formas de beleza são a ordem, a simetria e a definição, que as ciências matemáticas demonstram em um grau especial.
Nunca vemos fenómenos puros; todo o fenómeno que nós observamos e que descrevemos para os amigos, excepto quando é matemática pura, nunca é um fenómeno. É uma autobiografia nossa, é uma confissão daquilo que nós somos e que vemos tal coisa desta ou daquela maneira, diferente de outros.
O tempo psicológico não corresponde ao tempo matemático.
A matemática, vista correctamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera, como a da escultura.
A obra de arte refere-se à natureza, como o círculo matemático ao círculo natural.
Não se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemática, posso assegurar-lhe que as minhas são ainda maiores.
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente
De um modo geral, o filósofo só deve ter uma preocupação quanto a seu estilo: que ele seja tão exacto como uma página de matemática; o que não quer dizer facilmente compreensível e claro: porque nada há de menos compreensível para o não-iniciado de que uma página de exacta e compreensível matemática.
A Matemática pura é, à sua maneira, a poesia das ideias lógicas.
A mulher não tem valor determinado como uma pérola. Abstracta como os espíritos, espiritual como os anjos, não há teólogo, nem matemático, que a defina pelo dogma, ou a calcule pelas operações infalliveis. Sabe-se que vale muito; mas não é ela que o sabe. Sabem-o aqueles que sofreram por ela, embora as flores do triunfo pendam murchas na sua coroa de martírio.
Estar de bem com a matemática é estar de bem com a vida. Respirar x vezes por hora é fundamental. Existe paz no rosto esculpido de Pitágoras. E a paz não se troca por nada porque inclui tudo o que é necessário.
A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.
Há muito quem confunda tabuada com matemática.
É melhor aprender latim ou melhor aprender matemática? É melhor não ser estúpido.
Não creio em nada e de nada descreio. O que concebe a imaginação aproxima-nos tanto da verdade como o que pode provar a matemática.
A fé e as demonstrações matemáticas são duas coisas inconciliáveis.
A vida já é um buraco de agulha tão estreitinho, e as suas obrigações, camelos tão gordos e abastecidos, que passar três quartos do ano a magicar numa distinção maniqueísta entre mulheres decentes e galdérias perniciosas, entre cãezinhos de rua e príncipes encantados, é matemática tão intricada como a dos fanatismos religiosos, políticos ou mesmo clubísticos: passamos uma vida inteira a identificar bons e maus – e, quando finalmente percebemos a soma zero do problema, já estamos com a pele encarquilhada e a tomar comprimidos para a tensão arterial.
As minhas capacidades ou os meus talentos são muito limitados. Zero em ciências naturais; zero em matemática; zero em tudo quanto seja quantitativo. No entanto, o pouco que possuo e que se reduz a pouca coisa foi provavelmente muito intenso.