Porque é que não consegue relaxar? Porque é que não consegue entrar numa de «quero-lá-saber»? Porque andou a reprimir demasiadas coisas. Tem medo de que, se relaxar, elas venham ao de cima.
Frases sobre Medo de Rajneesh
9 resultadosSó um homem de meditação pode permitir que a intimidade aconteça. Ele não tem nada a esconder. Ele próprio deixou cair tudo aquilo que o fazia ter medo de que alguém descobrisse. Ficou apenas com o silêncio e um coração afectuoso.
Com base na minha experiência pessoal, posso dizer-vos o seguinte: o medo não tem mais do que quinze centímetros de profundidade. Agora cabe a cada um decidir se quer continuar agarrado ao ramo e transformar a sua vida num pesadelo, ou se gostaria de largar o ramo e tomar a vida nas próprias mãos. Não há nada a temer.
O único caminho possível é entrar no nosso medo. Entrar nele, silenciosamente, para descobrir a sua profundidade. E por vezes verifica-se que ele não é assim tão profundo.
Assim que se aceitar tal como é, o medo da intimidade desaparecerá. Não perderá o respeito, não perderá a sua grandeza, não perderá o seu ego. Não perderá a sua piedade, não perderá a sua santidade – você mesmo deixou cair tudo isso.
A personalidade tem medo e, por conseguinte, não permitirá que vocês se fundam com todas as situações em que é necessário fundirem-se. E parece absolutamente lógico que a personalidade tenha medo. A individualidade, porém, nunca tem medo da fusão, porque ela faz parte da vossa natureza. E não há como perdê-la.
A primeira experiência da criança é o medo, tal como o medo é a derradeira experiência do homem.
As pessoas vivem toda a sua vida a acreditar no que os outros dizem, dependentes dos outros. É por isso que têm tanto medo da opinião dos outros. Se eles pensam que você é mau, torna-se mau. Se o condenam, começa a condenar-se.
O vosso Deus não é senão o medo do vosso primeiro dia, que se mantém ativo até ao derradeiro momento e vai crescendo cada vez mais. É por isso que quando uma pessoa é jovem pode ser ateia, pode permitir-se sê-lo. À medida que envelhece, no entanto, ser ateu vai-se tornando difícil.