A humildade não é mais que uma falsa submissão de que nos servimos para submeter os outros; é um artifício do orgulho, que se rebaixa para melhor se elevar. E, apesar de se transformar de mil maneiras, nunca se disfarça tão bem nem engana tão eficazmente como quando se esconde sob a capa da humildade.
Frases sobre Melhor de François de La Rochefoucauld
14 resultadosAs pessoas definem-se melhor pelas mais insignificantes infidelidades que cometem em relação a nós, que pelas grandes que cometem em relação aos outros.
Ficaríamos envergonhados das nossas melhores acções se o mundo soubesse os motivos que estão por trás delas.
Na adversidade dos nossos melhores amigos, há algo que não nos desagrada.
Por melhor que digam de nós, não nos dão nenhuma novidade.
O melhor meio para ser-se enganado é considerar-se mais esperto que os outros.
O mal que praticamos é melhor tolerado pelos outros do que o bem que praticamos.
É melhor empregarmos o nosso espírito em suportar os infortúnios que nos acontecem do que em prever os que nos podem acontecer.
A melhor maneira de sermos enganados é julgarmo-nos mais espertos do que os outros.
A violência que nos fazemos para permanecer fiéis àquilo que amamos, não é melhor que uma infidelidade.
É útil acreditar sempre o pior por precaução, porém, mostrando que se acredita o melhor por delicadeza.
Aquilo que parece generosidade não é mais que ambição mascarada que despreza os pequenos interesses, para melhor se concentrar nos grandes.
Não é tanto a fecundidade do espírito que nos leva a encontrar expedientes diversos em relação a um mesmo assunto, quanto a falta de inteligência que nos faz deter perante tudo o que se apresenta à nossa imaginação e nos impede de discernir com clareza o que é melhor.
O que demonstra que os homens conhecem os seus defeitos melhor do que se pensa, é que nunca têm razão quando falam da sua conduta: o mesmo amor-próprio que geralmente os cega esclarece-os então e dá-lhes ideias tão justas que os leva a suprimir ou a disfarçar as mais pequenas coisas que mereçam condenação.