A moderação das pessoas felizes deriva da calma que a boa fortuna dá ao seu temperamento.
Frases sobre Moderação
26 resultadosUm excesso de vez em quando é óptimo. Impede a moderação de se tornar um hábito.
Se a moderação é um defeito, a indiferença é um crime.
A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína.
Aquele que reprime os ímpetos da cólera estará a coberto de qualquer perigo. É conveniente saber sufocar, ou ao menos moderar a cólera, o temor, a tristeza, a alegria, e outras agitações profundas que podem alterar a rectidão da alma.
A moderação não passa do medo de provocar inveja e o desprezo que merecem os que se vangloriam da sua boa sorte. É uma vã ostentação do nosso espírito; enfim, a moderação dos homens no seu ponto mais elevado é apenas o desejo de parecerem mais magnânimos do que a sua própria boa fortuna.
A moderação em muitos homens é o reconhecimento da própria fraqueza ou mediocridade.
O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar.
A moderação dos fracos é mediocridade.
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
Deve-se usar da liberdade, como do vinho, com moderação e sobriedade.
A moderação é uma coisa fatal (…). Nada tem mais sucesso do que o excesso.
Fez-se da moderação uma virtude para limitar a ambição dos grandes homens e para consolar os medíocres, não só da sua pouca fortuna como do seu fraco mérito.
A moderação nos passatempos é remédio para a vida; e vejo magros, franzinos e desajeitados tanto os que pensam apenas no divertimento, quanto os que fazem aqueles benditos trabalhos pesados.
A moderação não pode ter o mérito de combater a ambição nem de a submeter; elas nunca andam juntas. A moderação é a languidez e a preguiça da alma, tal como a ambição é a sua actividade e o seu ardor.
A vida má, sem moderação, desprovida de entendimento e de respeito pelo sagrado não é uma vida má, mas um morrer lentamente.
Aprender a ser moderado é a essência do bom senso e da verdadeira sabedoria. No entanto o homem consegue descobrir processos e desenvolver métodos de fuga à moderação.
Quem ama a áurea moderação,
seguramente não sente falta da desolação do vil abrigo,
nem do esplendor frugal do palácio invejado.
O luxo corrompe, e a moderação no vestir e no comer desenvolve o espírito.
Tudo o que excede os limites da moderação tem uma base instável.