Frases sobre PaixĂŁo

388 resultados
Frases de paixão escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

A lei Ă© sombra, pĂșdica e hipĂłcrita, do desejo de vingança da sociedade. Se, por uma razĂŁo ou por outra, as paixĂ”es se condensam, os Ăłdios se acendem, deve-se aplacĂĄ-los, aquietĂĄ-los, acalmĂĄ-los. Desafogar o aborrecimento sem exceder. Os tribunais sĂŁo os lugares decentes da vingança. NĂŁo para encaminhĂĄ-la ao alvo correcto, mas para impedir que ocorram movimentos perigosos…

O encanto da novidade, caindo pouco a pouco com uma peça de roupa, punha a nu a eterna monotonia da paixão, que tem sempre as mesmas formas e a mesma linguagem.

As paixĂ”es tĂȘm a sua lĂłgica prĂłpria e fabricam injustiças, o que faz com que seja perigoso segui-las. Logo, devemos ser cautelosos mesmo quando aos nossos olhos parecem justificĂĄveis.

O amor Ă© uma energia que vivifica o todo. TambĂ©m a paixĂŁo, por se originar do instinto de preservar a espĂ©cie, Ă© na verdade uma ‘energia que vivifica o todo’. Assim sendo, Ă© falsa a paixĂŁo que faz a pessoa entrar em choque com o mundo a seu redor e deixar de se harmonizar com o todo. A paixĂŁo Ă© bela quando acompanhada do esforço de fazĂȘ-la evoluir para o amor (a energia que promove a harmonia e vivifica o todo). A simples atração fĂ­sica entre um homem e uma mulher nĂŁo difere da atração instintiva entre os animais irracionais. A atração entre animais irracionais nĂŁo inspira o belo porque nela nĂŁo existe o esforço para a sublimação. As peças teatrais de Chikamatsu comove pela beleza dos sentimentos humanos, porque os casos de amor de seus personagens expressam o esforço humano de fazer a paixĂŁo evoluir para o amor. Mesmo nos casos em que esse esforço resulta em fracasso, no prĂłprio esforço estĂĄ a manifestação da Vida e do belo.

A filosofia que cultivo não é nem tão bårbara nem tão inacessível que rejeite as paixÔes; pelo contrårio é só nelas que reside a doçura e felicidade da vida.

É o orgulho que leva a dizer nĂŁo, e a fraqueza sim. A modĂ©stia pode dizer ambas as coisas sem paixĂŁo.

Os homens sinceros e virtuosos, que nunca mudam de caråcter e se submetem aos preceitos da virtude, nunca saberão agradar tão facilmente aos príncipes com aqueles que lhes lisonjeiam as paixÔes dominantes.

Não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade

Os homens só se compreendem uns aos outros na medida em que os animam as mesmas paixÔes.

Amor Ă© o mais terrĂ­vel, e tambĂ©m o mais generoso das paixĂ”es; Ă© o Ășnico que inclui em seus sonhos a felicidade de outra pessoa.

NĂŁo hĂĄ paixĂŁo que nĂŁo busque o que possa nutrĂ­-la – assim, por exemplo, o medo ama a idĂ©ia do perigo.

Quanto menos comes, bebes, compras livros, vais ao teatro e ao cafĂ©, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas desporto, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. «És» menos, mas «tens» mais. Assim todas as paixĂ”es e actividades sĂŁo tragadas pela cobiça.