(âŠ) E as paixĂ”es que Pascal condenava, em primeiro lugar o amor prĂłprio, nĂŁo sĂŁo no homem simples aberraçÔes porque o movem a agir, visto que o homem Ă© feito para a ação. (âŠ)
Frases sobre PaixĂŁo de Voltaire
8 resultadosAs paixÔes são como as ventanias que enfunam as velas dos navios: algumas vezes os submergem, mas sem elas não podem navegar.
O amor é de todas as paixÔes a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos.
PaixĂŁo Ă© uma infinidade de ilusĂ”es que serve de analgĂ©sico para a alma. As paixĂ”es sĂŁo como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazĂȘ-los naufragar, mas se nĂŁo fossem elas, nĂŁo haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.
As paixÔes são os ventos que enfunam as velas dos barcos, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam singrar.
As paixÔes são como as ventanias que incham as velas do navio. Algumas vezes o afundam, mas sem elas não se pode navegar.
As paixĂ”es sĂŁo como ventanias que sopram as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazĂȘ-los naufragar, mas se nĂŁo fossem elas, nĂŁo haveriam viagens, nem aventuras, nem novas descobertas.
Quem pretende destruir as paixÔes, em vez de as regular, quer fingir-se inocente.