A vida na cidade Ă© anĂ´nima e, por isso mesmo, abstrata. As pessoas se relacionam umas com as outras, nĂŁo como personalidades integrais, mas como personificações de funções econĂ´micas ou, quando nĂŁo estĂŁo no emprego, como pessoas que procuram irrefletidamente o entretenimento. Sujeitos a uma vida desta espĂ©cie, os indivĂduos tendem a sentir-se solitários e sem importância. A sua existĂŞncia deixa de ter qualquer importância ou qualquer sentido.
Frases sobre Pessoas de Aldous Huxley
7 resultadosPosso simpatizar com a dor de uma pessoa, mas não com os seus prazeres. Há algo de rigorosamente monótono na felicidade dos outros.
Posso compartilhar as dores das pessoas, mas nĂŁo os seus prazeres. Existe algo curiosamente aborrecedor na felicidade alheia.
As pessoas de ĂŞxito sĂŁo as que souberam fazer, quando deviam fazĂŞ-lo, sem lhes importar se lhes aprazia ou nĂŁo.
Ser banido significa ir pra longe, muito longe. Pra um lugar onde as pessoas foram conscientes demais…
Fatos empĂricos:
Um: Todos nĂłs somos capazes de sentir amor por outros seres humanos.
Dois: Impomos limitações a esse amor.
TrĂŞs: Podemos transcender a todas essas limitações – se nos aprouver. (É uma questĂŁo de observação que, quem quer que o deseje, poderá vencer a repugnância pessoal, o sentimento de classe, o Ăłdio nacional, o preconceito de cor. NĂŁo Ă© coisa fácil; mas podemos conseguir, se tivermos vontade e soubermos pĂ´r em prática as nossas boas intenções.)
Quatro: Amor que se manifesta em bom tratamento cria amor. Ă“dio que se manifesta em mau tratamento cria Ăłdio.
Ă€ luz desses fatos Ă© Ăłbvio quais deveriam ser os comportamentos polĂticos entre pessoas, entre classes, entre nações. Mas, ainda uma vez, o saber nĂŁo basta. Saber, todos nĂłs sabemos; onde quase todos nĂłs fracassamos Ă© em fazer. E a questĂŁo está, habitualmente, em achar os melhores mĂ©todos de dar cumprimento Ă s intenções. Entre outras coisas, a propaganda da paz deve consistir numa sĂ©rie de instruções para a arte de modificar o caráter.
A constância é contrária à natureza, contrária à vida. As únicas pessoas completamente constantes são os mortos.