Os meus olhos são testemunhas da manhã através da sua cor. É tão importante que cada pessoa saiba o nome da cor dos seus próprios olhos. Não é preciso enredar-se em definições, nomes inventados por decoradores ou por fabricantes de tintas, basta um bom espelho, limpo.
Frases sobre Pessoas de JosĂ© LuĂs Peixoto
15 resultadosHá muitas coisas que percebo que nĂŁo sou, mas dizer exactamente o que sou nĂŁo consigo. Tento, dia a dia, ganhar o tĂtulo de ser uma pessoa. E já nĂŁo Ă© pouco.
Ao fixar o reflexo dos meus olhos no espelho, já me pareceu muitas vezes que está outra pessoa dentro deles. Observa-me, julga-me, mas não tem voz para se exprimir. Será talvez eu com outra idade, criança ou velho: inocente, magoado por me ver a destruir todos os seus sonhos; ou amargo, a culpar-me pela construção lenta dos seus ressentimentos. Seria melhor se tivesse palavras para dizer-me, mas não. Só aquele olhar lhe pertence. É lá que está prisioneiro.
Ao longo de uma vida, todas as pessoas tomam decisões erradas. Algumas dessas decisões magoam outros, causam-lhes sofrimento verdadeiro. No entanto, a grande maioria desses erros nĂŁo sĂŁo citados pelo cĂłdigo penal. Na verdade, sĂł estĂŁo citados aqueles que sĂŁo concebĂveis pelos espĂritos práticos: os que sĂŁo quantificáveis, claramente observáveis, indiscutivelmente concretos. SĂł Ă© pena que a vida nĂŁo seja assim: indiscutivelmente concreta.
A outra pessoa não é apenas uma imagem. É um silêncio morno, monstro, a explodir significados que não somos capazes de entender, mas que distinguimos até ao centro do nevoeiro mais sólido e que, se for preciso, defendemos até a nossa pele se gastar, até gastarmos a pele e, claro, morrermos.
O livro não depende da minha intenção. Se ele não for isso, ele não deixa de ser aquilo que é para passar a ser aquilo que eu digo que ele é. Como também não depende da pessoa que lê. Haverá qualquer outra coisa, por debaixo disso tudo: a verdade, que é uma palavra muito complicada.
Vivemos num individualismo muito cru. As pessoas sĂŁo levadas a acreditar que a promoção do conforto fĂsico e das aparĂŞncias Ă© o que mais conta. Existe uma desvalorização do conforto afectivo e moral. Existe a ideia errada de que podemos ser felizes sozinhos ou, pior ainda, contra os outros.
Viajar Ă© interpretar. Duas pessoas vĂŁo ao mesmo paĂs e, quando regressam, contam histĂłrias diferentes, descrevem os naturais desse paĂs de maneiras diferentes. Uma diz que sĂŁo simpáticos, a outra diz que sĂŁo antipáticos. Uma diz que sĂŁo tĂmidos, a outra diz que nĂŁo se calam durante um minuto.
Envelheces um dia por dia, cada dia a mais Ă© um dia a menos. Eu sei que há isto e aquilo, há as outras pessoas e a grande quantidade de coisas que pensas que elas pensam, mas queres uma novidade? As outras pessoas estĂŁo-se lixando. Se fizeres aquilo que Ă© imperativo que faças, a respiração das outras pessoas nĂŁo se perturbará mais do que um nada invisĂvel. Estás Ă espera de quĂŞ?
Do lugar de onde estás, tu próprio és o assunto que melhor vês, tu és a pessoa que está mais perto de ti. Por esse motivo, é normal que te pareça que cada detalhe é fundamental, essencial, que não podes viver sem ele. Mas podes.
Ă€s vezes, tenho medo de estar a criar uma distância insuperável entre mim e as pessoas que me sĂŁo queridas. O perigo nĂŁo Ă© a distância fĂsica, os milhares de quilĂłmetros que muitas vezes nos separam, o perigo Ă© deixarmos de nos entender. Mesmo ausentes, continuamos a existir em todos os momentos.
As palavras sĂŁo bonitas antes do seu significado. Depois de significarem, as palavras sĂŁo como as pessoas. Podem ser tudo ao mesmo tempo. Todas as palavras podem ser tudo ao mesmo tempo.
Quando vires os teus olhos a verem-te, quando nĂŁo souberes se tu Ă©s tu ou se o teu reflexo no espelho Ă©s tu, quando nĂŁo conseguires distinguir-te de ti, olha para o fundo dessa pessoa que Ă©s e imagina o que aconteceria se todos soubessem aquilo que sĂł tu sabes sobre ti.
Há demasiadas pessoas no mundo a partilharem uma cama e um número incontável de ressentimentos. Há demasiadas pessoas no mundo a mentirem a si próprias e a discutirem à frente dos filhos.
Ainda bem que existem pessoas mais interessadas em barragens do que eu. SĂŁo essas pessoas que garantem a existĂŞncia dessas obras imensas que, quando nĂŁo agridem a natureza, sĂŁo um bem de grande valor para toda a gente, mesmo para aqueles que nunca se conseguiram interessar por barragens, como Ă© o meu caso.