Quem quer saber o que é a histeroneurastenia, por exemplo, não leia um tratado de psiquiatria; leia o Hamlet. Quem quer saber o que é a demência terminal, não leia um tratado de psiquiatria; leia o Rei Lear.
Frases sobre Saber de Fernando Pessoa
34 resultadosPorque é que para ser feliz é preciso não saber?
Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.
E nós não nos perguntávamos para que era aquilo, porque gozávamos o saber que aquilo não era para nada.
Interpretar é não saber explicar. Explicar é não ter compreendido.
Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos.
Nada vale a pena, ó meu amor longínquo, senão o saber como é suave saber que nada vale a pena…
O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não.
Para vencer – material ou imaterialmente – três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte.
Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.
Os meus pensamentos são contentes. Só tenho pena de saber que eles são contentes, Porque, se o não soubesse, Em vez de serem contentes e tristes, Seriam alegres e contentes
O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não.
Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito.
Pensar é não saber existir.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.
O homem não difere do animal senão em saber que o não é.
Não há felicidade senão com conhecimento. Mas o conhecimento da felicidade é infeliz; porque conhecer-se feliz é conhecer-se passando pela felicidade, e tendo, logo já, que deixá-la atrás. Saber é matar, na felicidade como em tudo. Não saber, porém, é não existir.
Saber ser duplo: não crer na verdade e procurá-la; sofrer da vida, gozando-a; amar os outros e a sua perfeição no amor à proporção de ti mesmo.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos
A mais desinteressada erudição tem um fatal fim utilitário, que é saber; a mais utilitária cultura ergue-se por força sobre um pedestal de inutilidade.