Desde a antiguidade, costuma-se dizer que em casa onde existe pé de nêspera não cessam de ocorrer doenças na família. Mas, por outro lado, diz-se que as folhas de nespereira curam muitas doenças. É curioso: folhas que servem como remédio para muitas doenças, também atraem muitas doenças. os mortos devem ser enterrados no cemitério junto ao templo, e ali deve ser plantada uma nespeira. Isto está de acordo com a lei mental segundo a qual ‘as coisas e os fatos atraem aquilo que têm afinidade.
Frases sobre Segundos de Masaharu Taniguchi
18 resultadosObservando os que prosperam e os que fracassam, notamos claramente que os primeiros fazem tudo de modo a contentar os outros, enquanto os segundos decepcionam os outros em tudo que fazem.
Os químicos, observando uma mesa de madeira, consideram as cadeias de átomos que a constituem, e pensam: ela tem tantos átomos de carbono, ligados a tantos átomos de hidrogênio, etc. Os botânicos classificam as mesas segundo a espécie de madeira usada, como por exemplo: mesa de carvalho, de keyaki, de sândalo, etc. Mas a Seicho-No-Ie vê o Amor e a Vida até mesmo numa mesa, que é aparentemente um objeto inanimado, e a reverencia.
A arte japonesa caracteriza-se pela fusão do indivíduo com a Natureza. Mostra-a bem a arquitetura clássica japonesa. Fusão do indivíduo com a Natureza – eis o ‘caminho segundo a vontade de Deus’. O modo de viver com arte consiste em vivificar a Vida, anulando o ego, o pequeno eu.
Os calvos precisam ir ao barbeiro com certa frequência, porque em cabeça calva nascem fiapos de cabelos, finos como penugem, os quais, se deixados, crescem e enfeiam a pessoa. Contudo, este é o motivo aparente. Na verdade, tal situação é decorrente da lei mental segundo a qual ‘os que possuem pouco, perdem ainda mais.
Não é decorando todo o dicionário que aprendemos os vocábulos, mas consultando-o segundo a necessidade. As lições mais importantes da vida também aprendemos atravês da necessidade de resolvermos os problemas que surgem.
Existem dois tipos de fenômenos: os que se assemelham à Imagem Verdadeira e os que não têm semelhança alguma com a Imagem Verdadeira. Os primeiros são projeções da Imagem Verdadeira, e os segundos, projeções da ilusão (pensamento do eu inexistente). Quando o ‘eu inexistente’ compreender a sua inexistência e desaparecer, surgirá fenomenicamente o mundo da eterna felicidade como projeção autêntica da Imagem Verdadeira. Esse mundo fenomênico que reflete a imagem da eterna felicidade da Imagem Verdadeira é o paraíso terrestre.
O temor mata as pessoas. Em Lyn, Massachussets, EUA, uma senhora faleceu na mesa de cirurgia ao ser anestesiada com éter. Segundo o depoimento da irmã, que presenciou o fato, a paciente se recusara a inalar o éter mas, sendo forçada a fazê-lo, morreu resistindo desesperadamente à ordem do médico. O caso foi levado à justiça e a autópsia revelou que a vítima não havia inalado nem um pouco de éter. Foi o medo do éter que a matou.
A felicidade é viver segundo a vontade de Deus. É concretizar a obra de Deus. Além dessa, não hà outra felicidade para o homem.
Deus irascível, implacável, vingativo e inconstante, que age somente quando recebe donativos e apenas beneficia os que o bajulam – quem crê num Deus tão instável, que muda de atitude segundo seus caprichos, não consegue manter uma fé constante. E, conforme a oscilação da fé, ora consegue graças, ora não as consegue.
‘Dentro deste mundo existem vários mundos, e cada qual vive em seu próprio mundo’. Estas palavras da sutra Shakumon ensinam-nos a lei de causa e efeito, segundo a qual ‘o ambiente de cada um é o reflexo de sua própria mente’, e ‘os semelhantes se atraem’ (cada pessoa atrai pessoas e coisas com as quais tem afinidade).
Não queiras controlar os outros segundo teu ego, pois nada podes controlar com a força do ego. Somente quando desaparece o ego, tudo passa a transcorrer fácil e desembaraçadamente.
Ao amar alguém, pergunta a ti mesmo se estás desejando ter para ti o corpo da pessoa amada, ou se estás disposto a sacrificar por ela teu próprio corpo. Teu amor será tanto mais impuro quanto maior for o primeiro sentimento, e tanto mais puro quanto maior o segundo sentimento.
O amor abnegado é o amor segundo a vontade de Deus, é o amor que vem de Deus, é o amor que brota de Deus, é o amor de quem está com Deus. Na linguagem budista, é o amor do Grande Bosatsu (Bodhsattva).
Acreditas em Deus ou nos cinco sentidos? Aquele cuja mente se abala, ora alegrando-se, ora entristecendo-se segundo as mudanças fenomênicas, está acreditando nos cinco sentidos e não em Deus.
Confiar é deixar-se conduzir docilmente pelas mãos daquele que orienta. Confiar em Deus é caminhar docilmente segundo a orientação de Deus; é viver segundo a vontade de Deus. Quem vive segundo a vontade própria não está confiando em Deus.
Dentre as idéias inspiradas existem as poéticas, as filosóficas ou as práticas. Anotando-as numa caderneta e classificando-as, podemos consultá-las segundo as questões, e obter valiosa orientação.
A causa da insónia está na crença errônea de que ‘a insuficiência de sono prejudica a saúde’. Segundo a lei mental que diz ‘manifesta-se aquilo que se teme’, temendo-se a insônia, esta se manifesta.