Não é que o suicídio seja sempre uma loucura. (…) Mas, em geral, não é num acesso de razão que nos matamos.
Frases sobre Suicídio
37 resultadosA obsessão pelo suicídio é própria de quem não pode viver, nem morrer, e cuja atenção nunca se afasta dessa dupla impossibilidade.
Imitação é suicídio.
O ceticismo é um lento suicídio.
É uma resposta aos que chamam ao suicídio um fim de cobardes e de fracos, quando são unicamente os fortes que se matam! Sabem lá esses pseudo-fortes o que é preciso de coragem para friamente, simplesmente, dizer um adeus à vida, à vida que é um instinto de todos nós, à vida tão amada e desejada a despeito de tudo, embora esta vida seja apenas um pântano infecto e imundo!
O suicídio é um roubo ao género humano.
O desespero é o suicídio do coração.
A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.
O Estado é onde todos bebem veneno, os bons e os maus; onde todos se perdem a si mesmo, os bons e os maus; onde o lento suicídio de todos se chama a vida.
Os suicídios são homicídios tímidos. Masoquismo em vez de sadismo.
Viver assim é um absurdo como outro qualquer, como tentar o suicídio ou amar uma mulher.
Cenários desabarem é coisa que acontece. Acordar, bonde, quadro horas no escritório ou na fábrica, almoço, bonde, quatro horas de trabalho, jantar, sono e segunda terça quarta quinta sexta e sábado no mesmo ritmo, um percurso que transcorre sem problemas a maior parte do tempo. Um belo dia, surge o “por quê” e tudo começa a entrar numa lassidão tingida de assombro. “Começa”, isto é o importante. A lassidão está ao final dos atos de uma vida maquinal, mas inaugura ao mesmo tempo um movimento da consciência. Ela o desperta e provoca sua continuação. A continuação é um retorno inconsciente aos grilhões, ou é o despertar definitivo. Depois do despertar vem, com o tempo, a conseqüência: suicídio ou restabelecimento.
Eu investigo a vida à procura de observações, nuances, detalhes. Porque o meu interesse na vida não é o evento em si, não a guerra como tal, não Chernobyl como tal, não o suicídio como tal. O que me interessa é o que acontece com o ser humano, o que acontece com ele nos nossos tempos. Como o homem se comporta e reage. Quanto do homem biológico está nele, quanto do homem do seu tempo, quanto o homem do homem.
Toda violação da verdade não é apenas uma espécie de suicídio do mentiroso, é também uma punhalada na saúde da sociedade humana.
Crucifica teu corpo hoje. Crucificar é matar. Matar o próprio corpo não é praticar suicídio. É anular o corpo carnal, afirmando que ele ‘não existe’.
Depois de descartada a hipótese de suicídio só nos resta o otimismo.
Existe apenas um único problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida significa responder à questão fundamental da filosofia.
A vida prática sempre me pareceu o menos cómodo dos suicídios.
Nunca encarei o suicídio como uma solução, porque eu odeio a vida por amor a ela.
O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte.