O ser humano é a flor do céu que desabrochou na Terra.
Frases sobre Terra de Masaharu Taniguchi
13 resultadosA Vida, ao escolher um corpo carnal para vir à Terra, já tem conhecimento prévio dos sofrimentos pelos quais irá passar. Quando maior o sofrimento, mais rápida será sua evolução espiritual.
Tua mente é livre para pensar tanto na montanha como no montículo de terra formado pelas formigas; tem a liberdade de pensar tanto no oceano como na água de uma bacia. Então, por que torturas tua mente por causa de coisas pequenas? Sê vasto e límpido como o céu.
Não existe coisa alguma que seja realmente suja. Qualquer coisa, conforme o modo de se ver, pode parecer suja. Mesmo uma coisa aparentemente suja, se usada com sabedoria pode ser muito proveitosa. Por exemplo, adubando-se a terra com esterco, obtêm-se verduras viçosas. Pensar que os fertilizantes artificiais sejam mais limpos que o esterco é uma ilusão. É evidente que o que se forma naturalmente é mais limpo que o que é fabricado artificialmente. Mas, mesmo os fertilizantes artificiais deixarão de ser sujos, se usados com sabedoria. Em suma, não existe coisa alguma que seja realmente suja.
Se te afastares do ‘amor da terra’ e subires bem alto, aonde não chega a energia da Terra, estarás mais próximo do Sol, mas lá encontrarás a absoluta escuridão e um frio de 270º C abaixo de zero. Quanto maior a altura, mais intendo é o frio.
Abrindo os olhos da mente vemos que boa sorte está em toda parte, esperando-nos de braços abertos. Para Newton, que descobriu a gravitação da Terra, a sorte estava na queda de uma maçã. Para Franklin, que descobriu a existência da eletricidade na atmosfera, a sorte estava na ocorrência de relâmpagos. Os que têm os olhos da mente abertos ‘enxergam’ a sorte em coisas e fatos, para os quais a maioria não dá importância.
Tanto para o homem como para mulher existe campo específico de atuação. O homem se caracteriza por sua força dirigida para fora do lar e a mulher se caracteriza por sua percepção delicada e atenciosa das coisas dentro do lar. As mulheres também podem sair do âmbito doméstico e atuar em áreas externas, mas é preciso que elas atuem de modo a unir as respectivas características femininas, como, por exemplo, ‘ser carinhosa, zelosa e atenta às pequenas coisas’, e tornar maior o seu efeito. Se as mulheres se masculinizarem, adotando as características do homem e destruírem a eterna beleza da feminilidade criada pelos Céu e Terra, causarão um prejuízo infinitamente grande para o Universo.
Todos compreendem que o amor suaviza relacionamento entre as pessoas e torna a vida agradável. Porém, nem todos conhecem a grande influência que o amor exerce sobre a Natureza. Quando todos os seres humanos passarem a se amar mutuamente e desaparecerem da face da Terra as vibrações desarmônicas, como ódio, ira ou inveja, ocorrerá uma transformação benéfica na força invisível que rege todas os fenômenos da Natureza; consequentemente, reinará a harmonia na Natureza e surgirá um mundo paradisíaco como o descrito na Bíblia, onde os leões e os cordeiros viverão juntos. Isto porque o mundo visível aos olhos carnais nada mais é que projeção do mundo da mente. E a mente do homem, rei de todas as criaturas, pode dominar todas as coisas.
Mas nem por isso deves menosprezar o ‘amor do céu’. A energia da terra, sozinha, não pode produzir luz nem calor. Mas não deves tampouco desprezar o ‘amor da terra’.
Agradeçamos a todas as coisas do céu e da terra. Ao sentirmos gratidão por todas as coisas, espontaneamente juntamos as mãos para reverenciá-las. Vivamos sempre com sentimento de gratidão.
É preciso que atuem em conjunto o ‘amor do céu’ e o ‘amor da terra’ – o ‘amor do pai’ e o ‘amor da mãe’. É através da ação conjunta das energias do céu e da terra que todas as coisas surgem e crescem.
O que impede a destruição do pecado é a força do pensamento da própria pessoa que crê na existência do pecado. O que impede a dispersão das nuvens é a força de atração da própria Terra.
A mão esquerda simboliza o ‘amor do céu’, a direita, o ‘amor da terra’, e as mãos postas, a união do ‘amor do céu’ com o ‘amor da terra’. Para orarmos, assentamo-nos na terra e unimos as mãos apontando o céu. Então, a Vida do céu e da terra se ligam nas mãos postas e manifestam-se vividamente.