A concisão é a essência da inteligência
Frases de Umberto Eco
109 resultadosQuando um poeta está apaixonado, não é capaz de escrever poesia sobre o amor. Tem que escrever quando se lembra que esteve apaixonado.
Alguém disse que o patriotismo é o último refúgio do cobarde; aqueles que não têm princípios morais normalmente enrolam-se numa bandeira, e esses bastardos falam sempre na pureza da raça.
A nossa vida está cheia de espaços vazios.
O amor é mais sábio do que a sabedoria.
Temei os profetas e aqueles que estão dispostos a morrer pela verdade, pois, em geral, farão morrer muitos outros juntamente com eles, frequentemente antes deles, por vezes no lugar deles.
Nós gostamos de listas porque não queremos morrer.
Muitas vezes são os inquisidores a criar os heréticos.
De dia cura-se o corpo com ervas boas e de noite se adoece a mente com ervas más
É um mito dos editores que as pessoas queiram ler coisas fáceis.
Homero não inventou nada. Toda a história da literatura é uma espécie de passagem de testemunho, como nos Jogos Olímpicos, quando a tocha passa de mão em mão.
O que é ler um romance? É pensar que a narrativa é verdadeira e fazer crer que havia uma mulher que se chamava Madame Bovary e um homem que se chamava Raskolnikov. A sanidade mental consiste em fazer que o leitor deixe o romance com aquela sensação que [Samuel] Coleridge chamava a ‘suspensão da descrença’.
Todos somos hereges. Todos somos ortodoxos. Não é a fé que um movimento oferece que conta. Conta a esperança que propõe.
A beleza é entediante porque é previsível.
Num determinado momento, decidi escrever uma história. Já não tinha mais crianças pequenas a quem contar histórias.
O meu amigo Gabriel García Marquéz escreveu livros fabulosos mas só se fala do seu Cem Anos de Solidão. Ou se tem a sorte de escrever o livro de sucesso no fim da vida ou se for no princípio nada há a fazer.
Não há nada mais difíci de definir do que um aforismo.
Essas tabuinhas nos mostram ainda que, desde aquela época, ler sempre foi interpretar, porque era necessário decidir, segundo o contexto como uma imagem deve estar relacionada no seu significado e em que direção prosseguir a leitura.
O prazer culpado de se deliciar com desastres faz parte da natureza humana.
Tenho uma mistura de otimismo e esperança. Sou um otimista voluntarioso.